Busca avançada
Ano de início
Entree

Susceptibilidade ao estresse e qualidade de carne de suínos suplementados com diferentes níveis de ractopamina

Processo: 09/09139-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Roberto de Oliveira Roça
Beneficiário:Roberto de Oliveira Roça
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta animal  Suplementação alimentar  Ractopamina  Qualidade da carne  Suínos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bem-estar Animal | qualidade de carne | Ractopamina | Suínos | Bem-estar animal, qualidade de carne suína

Resumo

A ractopamina é um agonista beta-adrenérgico que vem sendo utilizado como repartidor de energia em dietas de suínos na fase de terminação. Neste projeto será analisado o efeito interativo da administração de diferentes níveis deste componente, no bem-estar de suínos durante o manejo pré-abate, bem como avaliada quantitativamente e qualitativamente a qualidade de carne de suínos suplementados com diferentes níveis deste repartidor de energia. Um total de 300 híbridos de mesma linhagem genética, divididos em grupos de 100 animais, serão submetidos a três tratamentos (sem suplementação, suplementação de 5 e 10 ppm de ractopamina/suíno/dia). Os animais serão submetidos a um jejum de 12 horas anteriores ao transporte. Antes do embarque, 50 suínos de cada tratamento serão escolhidos aleatoriamente, identificados e transportados até o abatedouro. Avaliações do comportamento dos animais durante o manejo pré-abate serão feitas através de observações no desembarque, baias de descanso e sistema de coletas. Será mensurada a temperatura corpórea para as avaliações quantitativa (temperatura absoluta) e qualitativa (padrão térmico). Os parâmetros fisiológicos para o estresse (CPK, lactato e cortisol) serão mensurados pelas avaliações bioquímicas, e a qualidade da carne pelas avaliações físico-químicas (pH, cor e perda por exsudação). Além disso, também serão mensurados: gordura intramuscular, níveis de escoriações da pele, porcentagem de carne magra na carcaça e forçade cisalhamento. O delineamento experimental será em blocos casualizados. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância utilizando-se o software Statistica, comparando-se as médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Para as estimativas dos coeficientes de correlação, será utilizado o programa Statistica 5.0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ATHAYDE, N. B.; DALLA COSTA, O. A.; ROCA, R. O.; GUIDONI, A. L.; LUDTKE, C. B.; LIMA, G. J. M. M.. Meat quality of swine supplemented with ractopamine under commercial conditions in Brazil. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 90, n. 12, p. 4604-4610, . (09/09139-6, 08/01765-2)