Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de virulencia e sensibilidade a solucao de clorexidina 0,12% de isolados bucais de enterococcus faecalis

Processo: 09/50497-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Laura Soares Souto Lepesqueur
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência   Enterococcus   Clorexidina   Boca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boca | Clorexidina | Enterococos | Fatores De Virulencia

Resumo

Os mecanismos de aquisição da resistência antibacteriana e disseminação de Enterococcus spp. têm sido bastante estudados, contudo ainda não se conhece muito a respeito da virulência e mecanismos patogênicos destes microrganismos. O objetivo do presente estudo será avaliar os fatores de virulência (produção de hemolisina, lipase, gelatinase e formação de biofilme) e suscetibilidade aos desinfetantes de isolados bucais de Enterococcus faecalis. Além disso, avaliar a ação da solução de digluconato de clorexidina 0,12% sobre os isolados. Serão incluídas no presente estudo 100 amostras de Enterococcus faecalis isoladas previamente da cavidade bucal de 360 pacientes e armazenadas em BHI- glicerol a -20ºC. Para a detecção de atividade de hemolisina o meio de ágar Mueller-Hinton suplementado com 5% de sangue total será utilizado. A atividade de gelatinase será detectada utilizando agar Triptic soy acrescido de gelatina 3%. A produção de lipase será estudada semeando-se as cepas em placas contendo agarose 1% em solução PBS 0,1 M (pH 7,2) contendo 1% de emulsão de gema de ovo. A partir de cada isolado serão formados biofilmes em discos de membranas de filtro de celulose. Objetiva-se também verificar a efetividade de solução de digluconato de clórexidina 0,12% sobre biofilmes dos isolados também utilizando a metodologia das membranas de celulose. Os dados de unidades formadoras de colônia por mililitro obtidos para os testes com clórexidina 0,12% serão comparados estatisticamente ao grupo controle (NaCI 0,85%), para verificação da efetividade antimicrobiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOMIYAMA, EDSON YUKIO; SOUTO LEPESQUEUR, LAURA SOARES; YASSUDA, CINTHIA GOMES; SAMARANAYAKE, LAKSHMAN P.; PARAHITIYAWA, NIPUNA B.; BALDUCCI, IVAN; KOGA-ITO, CRISTIANE YUMI. Enterococcus Species in the Oral Cavity: Prevalence, Virulence Factors and Antimicrobial Susceptibility. PLoS One, v. 11, n. 9, . (07/54438-6, 06/50503-5, 09/50497-3, 09/50498-0)