Busca avançada
Ano de início
Entree

Esposicao de ratas prenhes a diferentes tipos de estressores: efeitos na resposta de hiperresponsividade pulmonar da prole na idade adulta

Processo: 09/53204-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Helena Leite Hunziker
Beneficiário:Maria Beatriz Barreto Do Carmo
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma Experimental | Estresse Pre Natal | Modelos Animais De Depressao

Resumo

A asma configura-se como a doença crônica mais comum na infância e importante problema de saúde pública. Evidências de estudos clínicos e experimentais apontam para a existência de uma relação entre estresse materno, especialmente no período pré-natal, e aumento da vulnerabilidade para o desenvolvimento de doenças alérgicas, dentre elas a asma. Os modelos de depressão têm sido amplamente utilizados para investigar a exposição de sujeitos infra-humanos a estressores. O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos do estresse agudo e crônico sobre a resposta inflamatória pulmonar de ratas e sua prole. Para tanto, serão utilizados dois modelos de depressão: O Desamparo Aprendido, para verificar os efeito do estresse agudo/intenso e o CMS (Chronic mild stress), com vistas a verificar os efeitos do estresse crônico/suave. Serão utilizados 36 ratos Wistar, fêmeas, divididas nos seguintes grupos: Para o estudo dos efeitos do estresse intenso e agudo, 24 ratas serão distribuídas aleatoriamente em três grupos (n=8), de acordo com o tratamento que irão receber (Cl -choque incontrolável, CC- choque controlável ou NC - não choque). Para o estudo dos efeitos do estresse suave e crônico, 12 animais serão distribuídos aleatoriamente nos grupos E (experimental) e C (controle). Os animais serão submetidos a ambos os modelos durante o período de gestação. Com aproximadamente três meses de vida, as proles (apenas machos) serão testadas para a resposta inflamatória pulmonar. Para isso, as proles de cada grupo descrito acima serão subdivididas de acordo com o tratamento que irão receber para este teste: Sensibilizados (OVA) e não sensibilizados [AI(OH3)]. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO DO CARMO, MARIA BEATRIZ; RIGHETTI, RENATO FRAGA; LOPES CALVO TIBERIO, IOLANDA DE FATIMA; LEITE HUNZIKER, MARIA HELENA. The effects of prenatal ``psychological{''} stressor exposure on lung inflammation and hyperresponsiveness in adult rat offspring. DEVELOPMENTAL PSYCHOBIOLOGY, v. 58, n. 8, p. 1076-1086, . (09/53204-7)
BARRETO DO CARMO, MARIA BEATRIZ; RIGHETTI, RENATO FRAGA; LOPES CALVO TIBERIO, IOLANDA DE FATIMA; LEITE HUNZIKER, MARIA HELENA. The effects of prenatal "psychological" stressor exposure on lung inflammation and hyperresponsiveness in adult rat offspring. DEVELOPMENTAL PSYCHOBIOLOGY, v. 58, n. 8, p. 11-pg., . (09/53204-7)