Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação das Espécies Reativas de Oxigênio nas Disfunções Cardiovasculares Induzidas pelo Consumo Agudo de Etanol

Processo: 10/01383-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Ulisses Vilela Hipólito
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Reatividade cardiovascular   Aorta   NADPH oxidase   Superóxidos   Vitamina C   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ânion superóxido | aorta | Estresse oxidativo | Etanol | NADPH oxidase | vitamina C | Reatividade Vascular

Resumo

O consumo de grande quantidade de álcool em curto intervalo de tempo ("binge drinking") tornou-se comum em nossa sociedade. O consumo agudo de etanol induz aumento transitório da pressão arterial. No entanto, pouco se sabe a respeito dos mediadores moleculares associados aos efeitos cardiovasculares induzidos pelo consumo agudo de etanol. A ingestão aguda de etanol induz aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) em vários tecidos. A NADPH oxidase é uma importante fonte de O2- nas células endoteliais e do músculo liso vascular. O ânion superóxido (O2-) proveniente da NADPH oxidase é a principal ERO do sistema cardiovascular onde induz contração vascular e ativação das MAPKs (Mitogen-Activated Protein Kinases) que são proteínas que desempenham importante função na sinalização intracelular. O O2- também é capaz de reagir com o óxido nítrico (NO) e formar peroxidonitrito (OONO-) que constitui uma poderosa molécula oxidante capaz de causar dano celular e de prejudicar o relaxamento vascular por diminuir a disponibilidade do NO, principal mediador desta função. A vitamina C vem sendo usada no tratamento de patologias do sistema cardiovascular como, por exemplo, hipertensão. O tratamento com vitamina C melhora a função endotelial uma vez que diminui o estresse oxidativo. A hipótese do presente estudo é a de que as EROs constituem importante mediador molecular dos efeitos cardiovasculares associados ao consumo agudo de etanol (aumento da pressão arterial, alteração da reatividade vascular, redução da biodisponibilidade do NO). Portanto, o presente projeto é delineado de forma a investigar a participação das EROs nas disfunções cardiovasculares associadas ao consumo agudo de etanol.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIPOLITO, ULISSES V.; CALLERA, GLAUCIA E.; SIMPLICIO, JANAINA A.; DE MARTINIS, BRUNO S.; TOUYZ, RHIAN M.; TIRAPELLI, CARLOS R.. Vitamin C prevents the endothelial dysfunction induced by acute ethanol intake. Life Sciences, v. 141, p. 99-107, . (10/05815-4, 10/01383-2)