Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de dispersões sólidas microparticuladas de piroxicam por "spray congealing"

Processo: 10/02078-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Luis Alexandre Pedro de Freitas
Beneficiário:Simone Vieira Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia farmacêutica   Micropartículas   Piroxicam
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispersão Sólida | Micropartículas | Piroxicam | spray congealing | Tecnologia Farmacêutica

Resumo

O piroxicam é um antiinflamatório não esteroidal com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. De acordo com o Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB), é classificado como de classe II. Uma das técnicas estudadas atualmente para melhorar a taxa de dissolução e solubilidade dos fármacos pertencentes a esta classe é o preparo de dispersões sólidas (formas farmacêuticas em que o fármaco encontra-se disperso em uma matriz biologicamente inerte). Porém, apesar de extensa pesquisa, a aplicação de dispersões sólidas em formas farmacêuticas tem sido muito limitada devida a problemas, tais como estabilidade, reprodutibilidade e transposição de escala. Uma das formas de resolver estes problemas é utilizar a tecnologia de microencapsulação, que consiste na aplicação de um revestimento fino em pequenas partículas de sólidos ou líquidos. Para a obtenção das micropartículas pode se utilizar diversas técnicas. No entanto, o spray congealing, devido a suas inúmeras vantagens, atualmente tem demonstrado ser um dos métodos mais atrativos e promissores na produção de micropartículas. Este consiste na atomização da solução ou suspensão de fármaco e carreador fundidos, levando à formação de gotículas que se solidificam ao entrarem em contato com o ar. O presente trabalho tem como objetivo utilizar a técnica de spray congealing para desenvolver uma metodologia de microencapsulação utilizando dispersões sólidas de piroxicam com intuito de aumentar a solubilidade deste fármaco. Além disso, objetiva-se caracterizar e avaliar as micropartículas obtidas e verificar o comportamento do piroxicam frente a diferentes carreadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, SIMONE VIEIRA; COLOMBO, FABIO BELOTTI; PEDRO DE FREITAS, LUIS ALEXANDRE. Ultrasound influence on the solubility of solid dispersions prepared for a poorly soluble drug. ULTRASONICS SONOCHEMISTRY, v. 29, p. 461-469, . (10/02078-9, 11/20872-7)
PEREIRA, SIMONE VIEIRA; COLOMBO, FABIO BELOTTI; MARTINS, RODRIGO MOLINA; PEDRO DE FREITAS, LUIS ALEXANDRE. Spray Cooling Process Factors and Quality Interactions During the Preparation of Microparticles Containing an Active Pharmaceutical Ingredient. Drying Technology, v. 32, n. 10, p. 1188-1199, . (10/02078-9, 08/02848-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Simone Vieira. Obtenção de dispersões sólidas microparticuladas de piroxicam por spray congealing. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.