Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema antioxidante de cana-de-açúcar em resposta à seca

Processo: 10/13579-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Isabela Amaral de Camargo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57908-6 - Instituto Nacional de Biotecnologia para o Bioetanol, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Secas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Seca | Sistema antioxidante | Fisiologia do estresse

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira, fonte de matéria-prima para produção de açúcar e álcool. Para atender a crescente demanda do mercado interno e externo, o setor sucroalcooleiro deverá expandir a área cultivada para regiões no Sudeste e Centro-Oeste, caracterizadas por períodos de seca acentuada. Recentemente, muitos trabalhos têm utilizado estratégias de simulação à seca com genótipos contrastantes para a resposta ao estresse para obtenção do perfil de expressão gênica diferencial dos genótipos tolerantes e sensíveis. Porém, atualmente pouco se conhece sobre os mecanismos bioquímicos, genéticos e moleculares envolvidos na resposta à seca em cana-de-açúcar, especialmente sobre os componentes do sistema antioxidante, que desempenham papel fundamental no combate aos danos causado pela seca. As enzimas superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), ascorbato peroxidase (APX), glutationa S-transferase (GST), glutationa redutase (GR) e guaiacol peroxidase (GPOX), que compõem o sistema antioxidante serão intensamente investigadas e correlacionadas com a resposta à seca em cana-de-açúcar. Tal investigação pode levar ao melhor entendimento dos genes e enzimas envolvidas na resposta ao estresse e caracterização de cultivares tolerantes à seca. Este trabalho pretende identificar, caracterizar e analisar a atividade de enzimas do sistema antioxidante, através de géis de poliacrilamida não desnaturantes e espectrofotometria, além de avaliar o perfil da expressão via quantificação relativa de transcritos reversos de genes codificadores dessas enzimas em genótipos de cana-de-açúcar contrastantes com relação à resposta à seca.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Isabela Amaral de. Sistema antioxidante de cana-de-açúcar em resposta à seca. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.