Busca avançada
Ano de início
Entree

As características do trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças de primeiro ano do ensino fundamental e a formação continuada de professores

Processo: 10/14036-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Célia Maria Guimarães
Beneficiário:Daniele Ramos de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental de nove Anos | formação continuada | Professor | Formação continuada de professores

Resumo

Considerando que a literatura científica atual aponta uma tendência de os professores que trabalham com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos centrarem suas práticas pedagógicas nas atividades de alfabetização, pretendemos investigar se a tendência mencionada comparece entre os professores do município de Marília-SP ou se estes profissionais apresentam dificuldades e características singulares em seu trabalho pedagógico e se os motivos das tendências e dificuldades se correlacionam com os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação tem desenvolvido, assim como diagnosticar as necessidades formativas desses docentes. Neste sentido, a pesquisa se propõe a responder às seguintes questões: quais as dificuldades e os eixos orientadores do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e qual a correlação existente entre suas escolhas/dificuldades e os aspectos presentes e ausentes nas ações de formação continuada que a equipe da Secretaria Municipal da Educação do município tem desenvolvido? Quais as necessidades formativas dos professores de 1º ano desse município? Essas necessidades formativas apontadas pelos professores são as mesmas percebidas pelos gestores das escolas e do município? Mediante a perspectiva do estudo de caso, utilizaremos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; questionário com os professores participantes; entrevista reflexiva com uma amostra desses professores, com os gestores das escolas onde atuam esses professores e com os responsáveis pelas ações formativas propiciadas aos professores de 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. A análise de dados se dará com base na análise de conteúdo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Daniele Ramos de. A formação continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.