Busca avançada
Ano de início
Entree

Transcriptômica e Especiação em Formigas do Gênero Atta (Formicidae: Attini)

Processo: 11/06367-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Mauricio Bacci Junior
Beneficiário:Cynara de Melo Rodovalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58043-3 - Controle de formigas cortadeiras, estudos integrados, AP.TEM
Assunto(s):Genômica   Polimorfismo de um único nucleotídeo   Formigas cortadeiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formigas cortadeiras | genes de especiação | Plataforma Illumina | SNPs | Genômica

Resumo

Entender o surgimento da diversidade biológica é um dos pontos centrais da biologia evolutiva. Por especiação entende-se o aparecimento de uma nova espécie a partir de populações de indivíduos, um processo influenciado por fatores biológicos, ambientais e geográficos levando ao isolamento reprodutivo. Atta laevigata e A. sexdens são duas espécies de formigas cortadeiras consideradas pragas agrícolas. Análises morfológicas, filogenéticas moleculares e em genética de populações sugerem que são formadas, respectivamente, por dois e três grupos distintos que estão isolados reprodutivamente e em simpatria parcial, indicando que Atta sexdens pode ser formada de três espécies distintas e Atta laevigata por duas espécies. A especiação recente nestas formigas é uma oportunidade de buscar genes com papel importante no processo de especiação, que têm sido denominados "genes da especiação". Para buscar tais genes, no presente projeto de pesquisa nós utilizaremos a transcriptômica de nova geração, que é capaz de determinar a sequência nucleotídica e as quantidades relativas de todos os transcritos de um indivíduo. Aplicada às formigas modelos aqui estudadas, esta técnica permitirá determinar mutações e diferenças de expressão gênica separando os grupos dentro de A. sexdens ou de A. laevigata. Os genes diferenciando estes grupos serão avaliados quanto à função e participação no processo de especiação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODOVALHO, CYNARA DE MELO; LYRA, MARIANA LUCIO; FERRO, MILENE; BACCI, JR., MAURICIO. The Mitochondrial Genome of the Leaf-Cutter Ant Atta laevigata: A Mitogenome with a Large Number of Intergenic Spacers. PLoS One, v. 9, n. 5, . (11/50226-0, 11/06367-8)