Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática molecular de formigas cortadeiras no gênero Acromyrmex (Attini: Formicidae)

Processo: 08/08011-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Mauricio Bacci Junior
Beneficiário:Sérgio Kakazu
Instituição-sede: Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução molecular   Evolução animal   Repetições de microssatélites   Formigas cortadeiras

Resumo

Estudos recentes de nosso grupo de pesquisa indicaram que Atta laevigata apresenta duas matrilinhagens, caracterizadas por marcadores mitocondriais, como clades irmãs dentro do grupo Atta sugerindo isolamento reprodutivo e monofilia recíproca, resultantes de uma especiação recente. Portanto, Atta laevigata parece ser formada por dois pools gênicos distintos, cada um deles pertencente a uma espécie biológica distinta. Um alto grau de polimorfismo morfológico impede a diferenciação das duas espécies pela análise dos espinhos das operárias, que são os caracteres informativos à Taxonomia usualmente utilizados. O presente Projeto de Mestrado objetiva contribuir com ferramentas moleculares para a sistemática de formigas cortadeiras. Para tanto, microssatélites serão isolados, amplificados e terão seu polimorfismo analisado para testar o isolamento reprodutivo em duas matrilinhagens simpátricas da formiga Atta laevigata, com a finalidade de selecionar marcadores codominantes para análises populacionais de formigas cortadeiras e reforçar a divisão de A. laevigata em duas espécies biológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAKAZU, Sérgio. Prospecção de marcadores microssatélites e análise da estrutura populacional em Atta laevigata (Formicidae: Attini). 2012. 49 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.