Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsequent reproductive outcome in women who experienced a potentially life-threatening condition or a maternal near-miss during pregnancy

Processo: 11/09701-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:José Guilherme Cecatti
Beneficiário:José Guilherme Cecatti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Obstetrícia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:morbidade materna grave | Obstetrícia

Resumo

Introdução: Estima-se que no Brasil ocorram cerca de 70.000 casos de complicações potencialmente ameaçadoras ou ameaçadoras (near miss) à vida materna por ano, contudo pouco se tem estudado sobre suas repercussões a longo prazo. Há indícios de que essas morbidades e disfunções tardias possam também comprometer o futuro reprodutivo dessas mulheres. Método: Foi desenvolvido um questionário estruturado e pré-codificado sobre saúde reprodutiva. Após aprovação pelo Comitê de Ética institucional, obtiveram-se as informações para a localização e contato com todas as mulheres admitidas na unidade de terapia intensiva obstétrica durante o período anterior de cinco anos (2002 a 2007) e de uma amostra de mulheres de baixo risco que ficaram internadas no alojamento conjunto no mesmo período. Três entrevistadoras treinadas contataram as mulheres por telefone. As entrevistas foram gravadas e os dados concomitantemente digitados em um banco de dados. O supervisor de pesquisa checou cinco por cento dos dados coletados comparando-os à entrevista gravada. A análise estatística foi realizada com a comparação dos resultados reprodutivos entre os dois grupos pelos Odds Ratios ajustados pela idade materna com seus respectivos IC95%, utilizando os softwares SPSS e Epi.Info.Resultados: por esse sistema foram contatadas e entrevistadas 382 mulheres que tiveram alguma condição potencialmente ameaçadora ou ameaçadora à vida relacionada à gestação nos últimos cinco anos e 188 mulheres que deram à luz na instituição no mesmo período e não tiveram complicações. O risco estimado das mulheres tornarem-se estéreis por laqueadura ou por histerectomia foi três vezes e meia maior entre os casos com morbidade materna grave do que entre os controles. Porém não houve diferença significativa na ocorrência e no número de gestações subseqüentes, nem no seu desfecho perinatal. Entretanto, nas gestações subseqüentes o risco de complicações foi cinco vezes maior entre as que tiveram um episódio de morbidade materna grave.Conclusão: a ocorrência de uma complicação potencialmente ameaçadora ou ameaçadora à vida materna reduz o potencial reprodutivo futuro das mulheres, e aumenta o risco de complicações nas gestações subseqüentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO, RODRIGO S.; PACAGNELLA, RODOLFO C.; CECATTI, JOSE G.; PARPINELLI, MARY A.; SOUZA, JOAO P.; SOUSA, MARIA H.. Subsequent reproductive outcome in women who have experienced a potentially life-threatening condition or a maternal near-miss during pregnancy. Clinics, v. 66, n. 8, p. 1367-1372, . (07/00290-8, 11/09701-6)