Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e biogeografia do complexo Cyphorhinus arada (Herman, 1783) (aves: Troglodytidae)

Processo: 11/16632-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Fernanda Bocalini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Zoologia (classificação)   Biogeografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia | Cyphorhinus arada | Filogenia | Taxonomia | uirapuru verdadeiro | Zoologia

Resumo

O gênero Cyphorhinus faz parte da família Troglodytidae, um grupo de aves passeriformes insetívoras encontradas principalmente no Novo Mundo e que inclui 3 espécies que ocorrem desde Honduras até o norte de Mato Grosso. Apenas Cyphorhinus arada ocorre no Brasil, uma espécie politípica e endêmica da Amazônia. É conhecido popularmente como uirapuru, uirapuru-verdadeiro, músico, músico-da-mata ou corneta como alusão ao seu canto melodioso e notável. Atualmente, são reconhecidas 8 subespécies: C. a. arada, C. a. salvini, C. a. modulator, C. a. transfluvialis, C. a. interpositus,C. a. griseolateralis, C. a. urbanoi e C. a. faroensis. Uma grande variação geográfica tem sido detectada nesse grupo, tanto na coloração de plumagem quanto nas vocalizações. Desde a descrição desses táxons diferentes tratamentos taxonômicos foram adotados; no entanto, nenhuma revisão taxonômica extensiva foi conduzida. Sendo assim, o objetivo desse projeto é revisar a taxonomia do complexo Cyphorhinus arada com base em caracteres morfológicos e vocais para se delimitar unidades evolutivas independentes e esclarecer relações filogenéticas e biogeográficas. Serão analisados espécimes depositados em coleções científicas no Brasil e no exterior, e coletas de material em áreas importantes para este projeto não estão descartadas. A análise morfológica incluirá padrões de coloração de plumagem e morfometria. Caracteres de vocalizações serão inferidos por meio de sonogramas. As filogenias serão estimadas utilizando-se os programas PAUP 4.10, através do critério de Máxima Parcimônia, o cladograma resultante será enraizado com base em grupos-externos. Para a delimitação das espécies será adotada a diagnosticabilidade das populações (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOCALINI, Fernanda. Revisão taxonômica e filogenia do complexo Cyphorhinus arada (Hermann, 1783) (Aves: Troglodytidae). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.