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Desempenho perceptual-auditivo em crianças no tocante à identificação das vogais tônicas do Português Brasileiro.

Processo: 11/23121-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Lívia Mayra Rodrigues Roque
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Vogais   Aquisição fonológica   Fonética e fonologia   Percepção auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição fonológica | percepção auditiva | vogais | Fonética e Fonologia

Resumo

A aquisição fonológica de uma língua envolve, pelo menos, o desenvolvimento simultâneo de duas habilidades concomitantes: a produção ea percepção da fala. No entanto, os estudos dessa área têm se voltado,fundamentalmente, para a investigação da produção de fala. O objetivo desseprojeto é (a) verificar o desempenho perceptual-auditivo de crianças no tocanteà identificação das vogais tônicas do Português Brasileiro; e (b) identificar qual(ou quais) contraste vocálico apresenta um maior (ou menor) grau dedificuldade de identificação perceptual por parte das crianças. A coleta dedados de percepção auditiva será feita com 60 crianças, entre 4-5 anos deidade, com base no Instrumento de Avaliação da Percepção de Fala -PERCEFAL -proposto por Berti (2011), com o uso do software PERCEVAL(Perception Evaluation Auditive & Visuelle) (ANDRÉ ET AL, 2009). Os critériosque serão adotados na análise são: (a) acurácia perceptual-auditiva(porcentagem de erros, de acertos e de não-respostas); (b) tempo de respostados erros e acertos; e (c) habilidade na identificação do contraste entre asvogais tônicas.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTI, LARISSA CRISTINA; RODRIGUES ROQUE, LIVIA MAYRA. Auditory perceptual performance of children in the identification of contrasts between stressed vowels. CoDAS, v. 25, n. 6, p. 8-pg., . (13/00911-3, 11/23121-2)