Impacto do treinamento teórico-prático em técnicas de desenvolvimento de habilidad...
Visita do professor Kim Ekstrand à Faculdade de Odontologia, da Universidade de Sã...
The 70th ORCA (European Organisation for Caries Research) Congress
Processo: | 11/24042-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado Direto |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2012 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Odontologia |
Pesquisador responsável: | Jaime Aparecido Cury |
Beneficiário: | Naiara de Paula Ferreira Nóbilo |
Instituição Sede: | Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil |
Assunto(s): | Cariologia Saúde bucal Capacitação de recursos humanos em saúde Estudantes de odontologia Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cárie Dentária | Cariologia | ensino odontológico | Cariologia, Saúde Coletiva |
Resumo A cárie dentária é uma das doenças mais comuns na saúde bucal e seu estudo configura-se como aspecto fundamental e imprescindível na formação de um cirurgião-dentista. Apesar de a cárie dentária ter sido objeto de estudo desde os tempos remotos, apenas com o advento das pesquisas realizadas nas últimas décadas do século passado desvendou-se, de fato, seu mecanismo - e, então, a dinâmica da doença referida e sua prevenção se mostraram em aspectos diferentes daqueles que eram acreditados. A despeito da importância do ensino da Cariologia na formação de um profissional generalista e comprometido com as necessidades sociais, poucos são os trabalhos que exploram esta temática no ensino odontológico. Assim, o objetivo deste estudo é mapear o ensino da Cariologia no país através de um estudo multimétodos que irá explorar as seguintes vertentes: (1) da gestão e organização do ensino através de análises documentais (matrizes curriculares e programas de aprendizagem) das faculdades de Odontologia do Brasil; (2) da apreensão e padrão atitudinal dos estudantes de Odontologia das diferentes regiões brasileiras a respeito do tema através da aplicação do Questionário de Conhecimento sobre Cariologia (QCC) e Estudo de Caso Clínico; e, (3) da filosofia das escolas e o ensino propriamente dito através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores coordenadores de disciplinas relacionadas à temática das faculdades das diferentes regiões e dos dados das etapas anteriores. Os achados serão analisados de forma conjunta (triangulação) para identificação do panorama brasileiro do ensino da cariologia, em continuidade com os trabalhos realizados durante o mestrado da candidata. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |