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Fluência da leitura de escolares: estudo comparativo entre gagos e não gagos

Processo: 12/00027-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Michele Fiorin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fluência   Fala   Gagueira   Leitura   Modelos estatísticos   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disfluencia | Fala | Fluência | gagueira | Leitura | Fluência

Resumo

Objetivo: caracterizar a fluência da leitura de escolares com e sem gagueira em termos de tipologia das disfluências e frequência de rupturas, bem como determinar a taxa de elocução em sílabas e palavras por minuto. Método: participarão dessa pesquisa 40 crianças, na faixa etária de 8 a 11 anos e 11 meses de idade, divididos em dois grupos: CCG (crianças com gagueira): composto por 20 crianças com gagueira, e CSG (criança sem gagueira): composto por 20 crianças sem gagueira. Como procedimento será realizada a avaliação da fluência da fala na leitura oral. Os dados obtidos neste estudo serão analisados por meio de método estatístico.(AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELE FIORIN; CAMILA VIANNA DE UGARTE; SIMONE APARECIDA CAPELLINI; CRISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA. Fluência da leitura e da fala espontânea de escolares: estudo comparativo entre gagos e não gagos. Revista CEFAC, v. 17, n. 1, p. 151-158, . (12/00027-3)