Busca avançada
Ano de início
Entree

Correção via oral da deficiência de ferro em pacientes com insuficiência cardíaca crônica: estudo clínico, placebo-controle, duplo-cego e randomizado de eficácia

Processo: 13/03301-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Simões
Beneficiário:Jaqueline Rodrigues de Souza Gentil
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doença crônica   Insuficiência cardíaca   Anemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anemia | Doença Crônica | ferro | Insuficiência Cardíaca | Cardiologia

Resumo

Estudo clínico, duplo-cego, placebo-controle e randomizado com objetivo investigar a eficácia da correção de ferro via oral em pacientes portadores de insuficiência cardíaca crônica e estável com deficiência de ferro e os mecanismos centrais e periféricos implicados na melhora da capacidade funcional após a intervenção. Serão incluídos pacientes com insuficiência cardíaca crônica, estável e sintomática (classe funcional da NYHA II ou III), com diagnóstico de deficiência de ferro (ferritina < 100 ng/dL ou ferritina entre 100 - 300 ng/dL com saturação de transferrina < 20%) acompanhados na Clínica de Insuficiência Cardíaca do HCFMRP. Os pacientes recrutados (n = 36) serão selecionados randomicamente, na razão 2:1, para tratamento com 60 mg de ferro elementar via oral (n = 24), na forma de 180 mg de composto de sulfato ferroso, ou administração de placebo (n = 12), na forma de 180 mg de amido, 3x/dia, por 4 meses. O desfecho primário investigado será a variação da saturação de transferrina, entre a condição basal e após intervenção, considerando como melhora um aumento de 10 pontos percentuais do seu valor inicial. Os desfechos secundários do estudo serão a variação dos estoques de ferro, índices hematimétricos, ativação neuro-humoral, função sistólica ventricular esquerda, capacidade funcional, ergorreflexo e escore de qualidade de vida. A análise dos resultados será feita com nível de significância de 5%. O estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HCFMRP-USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENTIL, J. R. S.; SCHWARTZMANN, P. V.; SEABRA, L. P.; CARVALHO, E. E. V.; FABRICIO, C. G.; TANAKA, D. M.; BECK-DA-SILVA, L.; SCHMIDT, A.; SIMOES, M. V.. Oral iron administration in chronic heart failure patients with iron deficiency: a randomized, placebo-control and double-blind pilot study. EUROPEAN HEART JOURNAL, v. 38, p. 1-pg., . (13/03301-1)