Busca avançada
Ano de início
Entree

Procedimentos para análise automatizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de sementes de milho, em comparação com outros testes tradicionalmente utilizados

Processo: 13/11132-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Julio Marcos Filho
Beneficiário:Danielle Otte Carrara Castan
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57900-0 - Análise de imagens na pesquisa em tecnologia de sementes, AP.TEM
Assunto(s):Análise de imagens   Tecnologia de sementes   Zea mays
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de imagens | Testes de vigor | Zea mays | Tecnologia de Sementes

Resumo

A atuação da pesquisa no desenvolvimento de tecnologias inovadoras é essencial para aumentar a eficiência das avaliações do potencial fisiológico de sementes nos programas de controle de qualidade das empresas produtoras de sementes. Os objetivos desta pesquisa são avaliar o potencial fisiológico de sementes de milho utilizando a análise automatizada de imagens de plântulas (softwares SVIS® e Vigor-S), comparativamente a outros métodos utilizados para avaliação do vigor dessa espécie, incluindo o teste de envelhecimento acelerado com solução saturada de NaCl (EASS). Serão utilizados dois híbridos de milho, cada um representado por seis lotes de sementes. As avaliações do potencial fisiológico das sementes (testes de germinação, de frio, de envelhecimento acelerado tradicional e com solução salina de NaCl) e de emergência de plântulas em campo serão realizadas em três épocas experimentais. Para a avaliação do vigor das sementes mediante a análise de imagens de plântulas, serão comparados o Seed Vigor Imaging System (SVIS®), desenvolvido pela Ohio State University/EUA e o sistema Análise Automatizada do Vigor de Sementes (Vigor-S), em desenvolvimento pela USP/ESALQ e EMBRAPA/Instrumentação Agrícola (CNPDIA), serão utilizadas plântulas com três dias de idade. Os dados serão submetidos à análise da variância, em delineamento inteiramente ao acaso, com exceção dos dados de emergência de plântulas em campo, que serão analisados em blocos ao acaso; as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (p d 0,05). As análises serão realizadas separadamente para cada híbrido e teste para avaliação do potencial fisiológico, em cada uma das épocas de avaliação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARRARA CASTAN, DANIELLE OTTE; GOMES-JUNIOR, FRANCISCO GUILHIEN; MARCOS-FILHO, JULIO. Vigor-S, a new system for evaluating the physiological potential of maize seeds. Scientia Agricola, v. 75, n. 2, p. 167-172, . (13/11132-5, 06/57900-0)
CARRARA CASTAN, DANIELLE OTTE; GOMES-JUNIOR, FRANCISCO GUILHIEN; MARCOS-FILHO, JULIO. Vigor-S, a new system for evaluating the physiological potential of maize seeds. CIENTIA AGRICOL, v. 75, n. 2, p. 6-pg., . (13/11132-5, 06/57900-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTAN, Danielle Otte Carrara. Análise computadorizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de sementes de milho, em comparação a testes tradicionais. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.