Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da estrutura de paisagens agrícolas nos índices de diversidade de aves

Processo: 13/16303-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Roberta Averna Valente B Tolini
Beneficiário:Veridiana Possati Vieira de Matos
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Permeabilidade   Aves   Ecologia da paisagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | ecologia da paisagem | matriz | Permeabilidade | ecologia de paisagem e aves

Resumo

Umas das principais alterações observadas na paisagem nos dias atuais são a fragmentação e perda de habitat. Esses processos modificam a estrutura espacial das paisagens e afetam diretamente a persistência de diversas espécies. O estudo das diferentes matrizes de uma paisagem está relacionado com o entendimento da dinâmica das populações nesses ambientes, visto que abordagens atuais consideram a matriz como áreas inóspitas, mas com espécies capazes de diferenciá-las e utilizá-las. Um grupo que possui importância como bioindicador de qualidade ambiental são as aves, e podem auxiliar no estudo de permeabilidade por serem de fácil detecção. A Floresta Nacional (FLONA) de Capão Bonito, com sua área de amortecimento, é um exemplo de paisagem que se enquadra neste cenário. O estudo proposto tem por objetivo avaliar a influência dos padrões espaciais da paisagem na diversidade de aves da Floresta Nacional de Capão Bonito e sua Zona de Amortecimento, caracterizando a estrutura da paisagem, comparando os níveis de permeabilidade das manchas e a conectividade dos remanescentes florestais. Para isso, serão calculados índices de paisagem e irá se relacionar com os dados encontrados para a comunidade de aves, que serão obtidos por meio de observação em pontos fixos. Os resultados esperados são compreender a dinâmica das espécies de aves dentro da paisagem, podendo analisar índices de riqueza, diversidade, abundancia e equitabilidade de espécie em cada ponto relacionando com o tipo de cobertura do solo analisando os impactos causados pelo processo de fragmentação e pelas áreas agrícolas na movimentação, manutenção e dispersão dessas espécies. Assim será possível inferir sobre os diferentes níveis de permeabilidade da matriz e a conectividade dos remanescentes florestais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA DE MATOS, VERIDIANA POSSATI; VIEIRA DE MATOS, TATIANA POSSATI; CETRA, MAURICIO; DE CARMARGO E TIMO, THIAGO PHILIPE; VALENTE, ROBERTA AVERNA. A FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL E OS IMPACTOS NA COMUNIDADE DE AVES. Revista Árvore, v. 42, n. 3, . (13/16303-2)