Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção molecular de fungos fitopatogênicos associados às sementes de soja

Processo: 13/16726-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Nelson Sidnei Massola Júnior
Beneficiário:Nelson Sidnei Massola Júnior
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Heloisa Duarte de Moraes
Assunto(s):Fungos fitopatogênicos  Colletotrichum  Phomopsis  Corynespora cassiicola  Doenças de plantas  Glycine max 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colletotrichum | Corynespora | Doença em planta | Glycine max | Phomopsis | Sclerotinia | Fitopatologia

Resumo

Fungos veiculados pelas sementes de soja podem causar sérios prejuízos à cultura pelas doenças que causam, bem como danos diretos às sementes pela redução no poder germinativo, vigor e emergência. A detecção e identificação precisa de fitopatógenos é uma das estratégias mais importantes para iniciar as medidas preventivas ou curativas no controle de doenças de plantas. Para se evitar a introdução e propagação de patógenos em áreas onde ainda não ocorrem, uma atenção especial deve ser tomada na detecção de agentes patogênicos em sementes. Os métodos convencionais mais comumente utilizados para detectar e identificar fungos em sementes são, muitas vezes, demorados, laboriosos e exigem um conhecimento extenso de taxonomia clássica. Métodos moleculares têm sido utilizados para detectar, identificar e quantificar uma longa lista de fungos fitopatogênicos. Em geral, estes métodos são mais rápidos, mais específicos, mais sensíveis e mais precisos, e podem ser realizados e interpretados por pessoas sem conhecimentos taxonômicos especializados. A técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) é atualmente considerada a mais eficiente para a detecção de fitopatógenos. Além disso, o uso de fluoróforos e sondas diferentes nesta técnica podem permitir qPCR multiplex, capaz de detectar dois ou mais patógenos na mesma reação. Considerando a importância e as implicações da diagnose rápida e bem sucedida de agentes patogênicos em sementes de soja, este estudo tem como objetivo de estabelecer uma metodologia para aumentar a eficiência de detecção dos fungos fitopatogênicos Sclerotinia sclerotiorum, Colletotrichum truncatum, Phomopsis spp. e Corynespora cassiicola encontrados com maior frequência em sementes de soja, bem como monitorar sua ocorrência nas principais regiões produtoras do Brasil por meio de qPCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIRO, JULIANA; CIAMPI-GUILLARDI, MAISA; GOMES CALDAS, DANIELLE GREGORIO; DUARTE DE MORAES, MARIA HELOISA; GOLDONI BARBIERI, MARINA COAN; PEREIRA, WAGNER VICENTE; MASSOLA, JR., NELSON SIDNEI. Quick and accurate detection of Sclerotinia sclerotiorum and Phomopsis spp. in soybean seeds using qPCR and seed-soaking method. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY, v. 167, n. 5, p. 273-282, . (13/16726-0)