Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção de mulheres com câncer de mama acerca do grupo de apoio

Processo: 13/22890-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Carolina de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Grupos de auto-ajuda   Psicoterapia de grupo   Neoplasias mamárias   Consciência (percepção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupos de auto-ajuda | neoplasias da mama | percepção | Psicoterapia de grupo | Saúde

Resumo

O câncer da mama é o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo e o que mais acomete as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se for diagnosticado em estágio precoce e devidamente tratado, o prognóstico é relativamente bom. Como as taxas de incidência e sobrevivência do câncer de mama são apreciáveis na atualidade, muitas mulheres irão conviver com as sequelas da doença e seu tratamento por um tempo relativamente longo. Isso torna cada vez mais oportuno que se invista no desenvolvimento de intervenções que melhorem a saúde psicológica e física dessas mulheres, com ênfase na qualidade de vida. Estudos têm mostrado que o apoio psicossocial oferecido pelos grupos de apoio é uma variável relevante para o ajustamento e melhora da qualidade de vida das pacientes, podendo influenciar na capacidade adaptativa. Considerando esses pressupostos, este estudo tem por objetivo compreender a percepção de mulheres com câncer de mama acerca do grupo de apoio que frequentam. Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, descritivo-exploratório. Participarão mulheres acometidas pelo câncer de mama, vinculadas a um serviço de reabilitação psicossocial. A amostra de conveniência será delimitada pelo critério de saturação dos dados. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, com questões que buscam circunscrever as experiências da mulher naquele grupo. As entrevistas serão realizadas individualmente, em situação face a face, ao longo de um ou dois encontros, conforme a necessidade, e audiogravadas mediante autorização das participantes. Após a coleta de dados, o conteúdo audiogravado será transcrito literalmente e na íntegra. Posteriormente, os dados serão submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Por meio desse procedimento serão destacadas as percepções acerca do grupo de apoio, em particular os benefícios e barreiras percebidos. Investigar a percepção que as mulheres com câncer de mama têm dos grupos de apoio pode favorecer o desenvolvimento de novas tecnologias de cuidado, enriquecendo as práticas de saúde mental oferecidas pelos profissionais de saúde no contexto da reabilitação psicossocial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA DE SOUZA; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS. Significados Atribuídos por Mulheres com Câncer de Mama ao Grupo de Apoio. Psicologia : ciência e profissão, v. 44, . (13/22890-8)