Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da sitagliptina na osseointegração de implantes em ratos diabéticos e não diabéticos

Processo: 14/20973-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Lia Anbinder
Beneficiário:Ingrid Valadares dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia   Diabetes mellitus   Próteses e implantes   Implantes dentários de titânio   Ósseointegração   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes mellitus | osseointegração | sitagliptina | Patologia

Resumo

A diabetes mellitus é uma doença epidêmica, e até 2025, o número de indivíduos diabéticos pode chegar a 300 milhões no mundo. Dada a importância de tal doença, novos medicamentos para controlar os níveis de glicose no sangue têm sido desenvolvidos, entre eles, os agonistas do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) e os inibidores da enzima dipeptidil peptidase-4 (DPP-4). Descobriu-se, porém que, tais medicamentos apresentam outras características, além do controle da glicemia, como estimulação da formação e inibição da reabsorção óssea e características anti-inflamatórias. Este trabalho tem como objetivo, avaliar os efeitos da sitagliptina (inibidor da DPP-4) na osseointegração em implantes de ratos diabéticos e não diabéticos. Serão utilizados 40 ratos machos que receberão um implante de titânio na tíbia direita quatro semanas após a indução e confirmação da diabetes, divididos em 4 grupos: Grupo diabético tratado com sitagliptina (GDS-10mg/Kg/dia); Grupo diabético (GD); Grupo normoglicêmico tratado sitagliptina (GNS-10mg/Kg/dia); Grupo normoglicêmico (GN). Para indução da diabetes os animais receberão solução 10% de frutose na água de beber por 14 dias e injeção de estreptozocina. Os animais serão sacrificados 4 semanas após a colocação dos implantes, quando as tíbias serão removidas, descalcificadas e avaliada a área óssea entre as espiras e extensão linear de contato osso-implante, com auxílio de software para análise de imagem. Será selecionado o teste estatístico mais conveniente para comparação entre os grupos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMEZ BAUTISTA, CRISTHIAN REYNALDO; DOS SANTOS, INGRID VALADARES; MORAES, RENATA MENDONCA; CHIBA, FERNANDO YAMAMOTO; SUMIDA, DORIS HISSAKO; DE MORAES, MICHELE BIANCHI; REIS DE VASCONCELLOS, LUANA MAROTTA; ANBINDER, ANA LIA. Sitagliptin's effects on bone tissue and osseointegration in diabetic rats. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 102, p. 238-243, . (14/20973-6, 17/26461-5)