Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e dinâmica populacional de capivaras de vida livre, associados à infestação por carrapatos e infecção por Rickettsia spp.

Processo: 14/23176-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Francisco Borges Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/18046-7 - Capivaras, carrapatos e febre maculosa, AP.TEM
Assunto(s):Rickettsia rickettsii   Febre maculosa   Carrapatos   Parasitologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capivara | carrapato | febre maculosa | Rickettsia rickettsii | Parasitologia

Resumo

A Febre Maculosa Brasileira (FMB), causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, é a doença transmitida por carrapatos de maior importância médica na América Latina. No interior do estado de São Paulo, as áreas endêmicas para FMB estão associadas à presença de capivaras, hospedeiros primários para o carrapato Amblyomma cajennense, vetor de R. rickettsii nessas áreas. No entanto, há muitas outras áreas em que populações de A. cajennense são mantidas por capivaras, mas não há ocorrência de FMB. Há também áreas com A. cajennense e capivaras, em que por um determinado momento não havia endemicidade da doença; porém, com o passar dos anos, essas áreas passaram a ser endêmicas. Visando esclarecer essas lacunas da epidemiologia da doença, o presente projeto está composto por 9 subprojetos, que visam estabelecer as relações ecológicas da febre maculosa, o carrapato vetor e a capivara. Para tal, populações de capivaras, carrapatos e a fauna silvestre e doméstica associada serão estudados paralelamente por 4 anos consecutivos em 3 áreas endêmicas e 3 áreas não endêmicas para FMB no estado de São Paulo, e em duas áreas de alta diversidade no bioma Pantanal. Além disso, diversos estudos de infecção experimental de carrapatos e capivaras com o agente da FMB serão realizados para simular situações de campo. Os resultados obtidos deverão permitir um entendimento da dinâmica da infecção por R. rickettsii e ocorrência da FMB no estado. Por fim, será criado um modelo matemático sobre a circulação de R. rickettsii nas populações de carrapatos e capivaras, que deverá indicar a taxa mínima de reprodução das capivaras para que haja uma manutenção da infecção por R. rickettsii nas populações de carrapatos. Este modelo terá aplicação direta nos programas de manejo de controle de capivaras, como forma de prevenir novos casos de FMB nas áreas endêmicas, e ao mesmo tempo, impedir que áreas não endêmicas se tornem endêmicas com o passar dos anos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, FRANCISCO B.; GERARDI, MONIZE; BINDER, LINA DE C.; BENATTI, HECTOR R.; DE AZEVEDO SERPA, MARIA CAROLINA; LOPES, BEATRIZ; LUZ, HERMES R.; FERRAZ, KATIA M. P. M. B.; LABRUNA, MARCELO B.. Rickettsia rickettsii (Rickettsiales: Rickettsiaceae) Infecting Amblyomma sculptum (Acari: Ixodidae) Ticks and Capybaras in a Brazilian Spotted Fever-Endemic Area of Brazil. Journal of Medical Entomology, v. 57, n. 1, p. 308-311, . (14/23176-0, 13/18046-7, 14/27078-2)
LABRUNA, M. B.; COSTA, F. B.; PORT-CARVALHO, M.; OLIVEIRA, A. S.; SOUZA, S. L. P.; CASTRO, M. B.. Lethal Fascioliasis in Capybaras (Hydrochoerus hydrochaeris) in Brazil. Journal of Parasitology, v. 104, n. 2, p. 173-176, . (13/18046-7, 10/52395-0, 14/23176-0)