Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural de nanopartículas de Acetato de Carvacrila com aplicação esquistossomicida

Processo: 15/10267-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ana Carolina Mafud
Beneficiário:Larissa Fernandes Batista
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais não metálicos   Nanopartículas poliméricas   Relação estrutura-atividade   Acetatos   Ciclodextrinas   Esquistossomose   Biodisponibilidade   Caracterização estrutural   Método de Rietveld   Difração por raios X
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta-ciclo-dextrina | difração de raios-X | esquistossomose | Método de Laue | Método de Rietveld | nanopartículas poliméricas | Nanopartículas poliméricas

Resumo

A esquistossomose é causada por vermes do gênero Schistosoma e se tornou uma das doenças que mais matam no mundo, afetando mais de 200 milhões de pessoas em localidades de baixa renda e sem saneamento, sendo piores doenças negligenciadas atualmente. Seu tratamento e controle são atualmente feitos através uma única droga, o praziquantel, que está no mercado há mais de três décadas. Devido ao seu uso monoterápico, realizado continuamente durante todo este tempo, evidências de resistência à droga foram avaliadas e, por esta razão, novas quimioterapias são urgentemente necessárias. A Carvacrila é um composto presente em óleos essenciais a partir de várias espécies de plantas medicinais e aromáticas e tem sido largamente utilizada como aditivo e alimento na indústria por muito tempo. Nos últimos anos, as suas múltiplas funções foram estudadas em diferentes campos e a Carvacrila mostrou várias atividades biológicas, inclusive contra o verme parasita Schistosma mansoni, causador da esquistossomose. No entanto, a Carvacrila é um composto insolúvel, inviabilizando sua administração como fármaco. Um modo de aumentar a biodisponibilidade dessas drogas é encapsulando seus compostos em formas de liberação controlada capazes de aperfeiçoar a farmacocinética e dosagem de substancias, como as nanoparticulas de cilodextrinas. O projeto proposto tem como objetivo caracterizar estruturalmente a Carvacrila e a Carvacrila complexada em ciclodextrina através da técnica de difração de raios-X, a fim de estabelecer relações estrutura-atividade destes compostos no tratamento da esquistossomose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, VINICIUS SAURA; FILGUEIRAS, MARCELO DE CARVALHO; DUTRA, YAGO MEDEIROS; GOMES TELES, RAMON HANDERSON; DE ARAUJO, ALYNE RODRIGUES; PRIMO, FERNANDO LUCAS; MAFUD, ANA CAROLINA; BATISTA, LARISSA FERNANDES; MASCARENHAS, YVONNE PRIMERANO; MARTINEZ PAINO, IEDA MARIA; et al. Collagen-based silver nanoparticles: Study on cell viability, skin permeation, and swelling inhibition. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 74, p. 382-388, . (15/10267-0, 14/02282-6)