Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do DNA mitocondrial como subsídio para o pré-melhoramento genético do pacu Piaractus mesopotamicus

Processo: 15/14185-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Diogo Teruo Hashimoto
Beneficiário:Milena Vieira de Freitas
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Pacu   Genética de peixes   DNA mitocondrial   Variação genética   Piscicultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:DNA mitocondrial | melhoramento de peixes | pacu | Piscicultura | Variabilidade Genética | Genética de peixes

Resumo

A aquicultura brasileira tem passado por um crescimento significativo nos últimos anos. Entretanto, o potencial de produção do país certamente será mais bem aproveitado com a utilização de produtos resultantes de melhoramento genético. O pacu, Piaractus mesopotamicus (Characiformes, Serrasalmidae), é um peixe de ocorrência na bacia do rio Paraná-Paraguai e uma das principais espécies nativas utilizadas para a produção em aquicultura. A utilização de marcadores moleculares na piscicultura tem se mostrado fundamental, pois podem auxiliar no monitoramento genético das populações e em programas de pré-melhoramento. Os marcadores moleculares mitocondriais (mtDNA) se destacam por possuir uma maior taxa de mutações e herança exclusivamente materna, sendo úteis para o acompanhamento da variabilidade genética de uma população, bem como gerar informações sobre o estoque fundador. O objetivo deste trabalho é a análise da variabilidade genética de lotes cultivados de Piaractus mesopotamicus, utilizando marcadores moleculares mitocondriais (região D-loop), como forma de conhecer o perfil genético de animais cultivados. Em seguida, pretende-se gerar subsídios para direcionar cruzamentos visando o aumento da variabilidade populacional e melhorias no manejo genético em sistemas de produção. O resultado esperado é a geração de haplótipos que poderão ser utilizados na rastreabilidade de indivíduos resultantes de programas de melhoramento genético. Além disso, os resultados do presente projeto poderão detectar potenciais bancos genéticos ex-situ, formulando estratégias de conservação biológica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILENA V. DE FREITAS; RAQUEL B. ARIEDE; MILENE E. HATA; VITO A. MASTROCHIRICO-FILHO; FELIPE DEL PAZO; GABRIELA V. VILLANOVA; FERNANDO F. MENDONÇA; FÁBIO PORTO-FORESTI; DIOGO T. HASHIMOTO. Haplotypes traceability and genetic variability of the breeding population of pacu (Piaractus mesopotamicus) revealed by mitochondrial DNA. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 1, . (15/14185-8, 14/03772-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Milena Vieira de. Análise do DNA mitocondrial como subsídio para o pré-melhoramento genético do pacu Piaractus mesopotamicus. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.