Busca avançada
Ano de início
Entree

Matriz extracelular na placentação de diferentes espécies de mamíferos

Processo: 15/22350-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 12 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 09 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Maria Angelica Miglino
Pesquisador visitante: Andrea Mess
Instituição do Pesquisador Visitante: Leibniz Universität Hannover, Alemanha
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal  Placenta  Modelos animais  Colágeno  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colageno | Descelularização | modelos animais | placenta | Morfologia

Resumo

Recentemente, a medicina regenerativa tem apresentado inovações terapêuticas e novos horizontes em relação à engenharia de tecidos e transplantes de órgãos/tecidos. Curiosamente, a placenta dos mamíferos representada uma promissora fonte de material descelularizado bioativo para fins de engenharia de tecidos, contendo uma matriz extracelular rica em hormônios, citoquinas, enzimas, colágeno, proteínas anticoagulantes, antioxidantes e fatores de crescimento que são em grande parte geneticamente semelhante para o feto. A fim de compreender melhor o valor da matriz extracelular da placenta para uso na medicina regenerativa e engenharia de tecidos, pretendemos realizar uma análise comparativa das principais funções, morfologia, bem como analises moleculares e genéticas da matriz extracelular em alguns modelos de placentas invasivas, tais como: a cobaia para placenta hemocorial, o cão para endoteliocorial e a bovina para placenta epiteliocorial. As principais questões a serem abordadas estão envolvidas com as semelhanças estruturais e diferenças desses tipos de placenta em relação ao estabelecimento e natureza de uma matriz placentária extracelular, seus componentes acelulares e bioativos, bem como as respostas associadas a recelularização dessa matriz com células-tronco e as potenciais aplicações em engenharia de tecidos. Vamos aplicar métodos de morfologia funcional incluindo histologia tradicional para a compreensão da interação geral de componentes importantes, especialmente em relação a imunohistoquímica para marcadores de células estaminais e para os marcadores de bio-componentes mais importantes, tais como conexinas, caderinas, integrinas e metaloproteinases, bem como microscopia eletrônica de transmissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVARON, PHELIPE O.; BORGHESI, JESSICA; MESS, ANDREA MARIA; CASTELUCCI, PATRICIA; MATIAS, GUSTAVO DE SA SCHIAVO; NUNES BARRETO, RODRIGO DA SILVA; MIGLINO, MARIA ANGELICA. Establishment of 3-dimensional scaffolds from hemochorial placentas. Placenta, v. 81, p. 32-41, . (14/50844-3, 15/22350-9)
NUNES BARRETO, RODRIGO DA SILVA; ROMAGNOLLI, PATRICIA; MESS, ANDREA MARIA; MIGLINO, MARIA ANGELICA. Decellularized bovine cotyledons may serve as biological scaffolds with preserved vascular arrangement. JOURNAL OF TISSUE ENGINEERING AND REGENERATIVE MEDICINE, v. 12, n. 4, p. E1880-E1888, . (15/22350-9, 14/50844-3, 15/14535-9)