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Desenvolvimento de sistema de medição de múltiplos sensores inerciais para monitoramento da segurança de veículos

Processo: 15/25955-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Roberto Spinola Barbosa
Beneficiário:Roberto Spinola Barbosa
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Flávio Celso Trigo ; Wonder Alexandre Luz Alves
Bolsa(s) vinculada(s):18/02346-5 - Desenvolvimento de sistema de medição de múltiplos sensores inerciais para monitoramento da segurança de veículos, BP.TT
16/14410-4 - Desenvolvimento de sistema de medição de múltiplos sensores inerciais para monitoramento da segurança de veículos, BP.TT
Assunto(s):Veículos  Segurança veicular  Dinâmica de máquinas e sistemas  Sensores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinâmica | micro eletro-mecânico | segurança | Sensores Inerciais | Tratamento de Sinais | veículos | sensores inerciais

Resumo

Sistemas monitorados utilizando sensores MEMS (micro eletro-mechanic systems), tem sido desenvolvido e empregados em inúmeras áreas da engenharia tornando-se cada vez mais comum em aplicações nos diversos segmentos da industria. A aplicação no segmento veicular como, sistema ABS, sistema de controle de tração, controle de direcionamento, tem atingido até veículos populares devido à redução de custo e facilidade de implementação. Entretanto devido a sua natureza construtiva os MEMS apresentam em geral pouca precisão e elevado ruído interno. O uso de múltiplos sensores MEMS é uma das soluções para esta limitação sendo objetivo deste plano de pesquisa. Esta técnica associada com métodos adequados de tratamento de sinais (redundância, fusão, observadores, filtro de Kalman, etc.) permite melhorar suas características funcionais estendendo sua funcionalidade identificando diretamente a aceleração angular que é o objetivo do desenvolvimento deste projeto. O produto final é de interesse nas diversas áreas da engenharia, entre elas metro-ferroviária e ônibus urbano, diversificando e ampliando sua faixa de aplicação. Um protótipo será construído e testando em campo numa aplicação Metro-ferroviária na CPTM. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, ROBERTO SPINOLA. Identification of railway track quality and safety through the dynamic inertial response of railway carbody and truck. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEAVY VEHICLE SYSTEMS, v. 28, n. 4, p. 542-562, . (15/25955-9)