Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre a Citometria de Fluxo e o Analisador Automático de sangue na identificação da Hemorragia Feto-Materna

Processo: 16/05993-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ricardo Barini
Beneficiário:Ricardo Barini
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernando Guimarães ; Juliana Karina Ruiz Heinrich Muçouçah
Assunto(s):Oximetria  Isoimunização Rh  Obstetrícia  Citometria de fluxo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria de fluxo | hemoglobina feta | isoimunização Rh | Kleihauer-Betke | oximetria | Obstetrícia

Resumo

Introdução: A Hemorragia Feto-Materna (HFM) ocorre em quantidades reduzidas durante toda a gravidez, aumentando progressivamente até os últimos estágios da gestação. Se houver uma diferença significativa na antigenicidade entre o feto e a mãe, uma sensibilização pode ser desencadeada no sistema imune materno. Sendo assim, quando não detectada, a hemorragia silenciosa pode acarretar em sequelas que colocam em risco tanto a atual gestação como futuras gravidezes. A detecção de hemácias fetais é essencial no gerenciamento de pacientes tratados com imunoglobulina que é utilizada como profilaxia universal, porém com variações regionais de dosagem. Desta forma, a sensibilidade e especificidade se tornam fatores decisivos na detecção da HFM para eficácia terapêutica e nos resultados clínicos subsequentes. Objetivo: Comparar a acurácia da citometria de fluxo na detecção de hemácias fetais na circulação sanguínea materna utilizando técnicas imunológicas de identificação de diferentes populações celulares a um analisador automático de sangue por meio da oximetria na diferenciação das populações celulares. Sujeitos e Métodos: Será realizado um estudo de ensaio experimental com 24 coletas de aproximadamente 10 ml de sangue adulto nos indivíduos do sexo masculino dentre os acompanhantes das pacientes atendidas no Ambulatório de Perdas Gestacionais (CAISM) ou no momento da doação de sangue no Hemocentro da UNICAMP e de até 10 ml de sangue do cordão umbilical momentos após o nascimento no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti CAISM/UNICAMP. Tais amostras serão submetidas a diluições para que seja possível identificar quantidades de hemácias fetais e adultas presentes, testados em cada aparelho de análise. Análise dos Dados: O teste considerado para o cálculo do tamanho amostral foi o teste para a diferença entre duas proporções (Teste Z com aproximação normal) com hipótese bilateral, nível de significância (±) igual a 5% e hipótese nula de diferença nenhuma entre as proporções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, MARCELLA R.; DE SOUZA-ARAUJO, CAROLINE N.; TALARICO, MARIA CECILIA R.; HEINRICH-MOUCOUCAH, JULIANA; GUIMARAES, FERNANDO; BARINI, RICARDO. Evaluation of Automatic Blood Analyzer as Screening Method in Fetomaternal Hemorrhage. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, . (16/05993-6)
CARDOSO, MARCELLA R.; DE SOUZA-ARAUJO, CAROLINE N.; TALARICO, MARIA CECILIA R.; HEINRICH-MOUCOUCAH, JULIANA; GUIMARAES, FERNANDO; BARINI, RICARDO. Evaluation of Automatic Blood Analyzer as Screening Method in Fetomaternal Hemorrhage. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2019, p. 8-pg., . (16/05993-6)