Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle estrutural e gênese dos veios de quartzo auríferos da serra do cavalo magro, Sete Barras (SP), Faixa Ribeira meridional

Processo: 16/11584-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Frederico Meira Faleiros
Beneficiário:Isaac Siles Malta
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia estrutural   Mapeamento geológico   Quartzo   Coleta de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle estrutural | Regimes de fluidos | Serra do Cavalo Magro | Veios de quartzo auríferos | Geologia estrutural

Resumo

Este projeto tem como objetivo central investigar o controle estrutural e a gênese de veios de quartzo auríferos da Serra do Cavalo Magro, Sete Barras (SP), Faixa Ribeira Meridional. Os veios mineralizados estão encaixados em rochas metassedimentares calimianas do Grupo Votuverava e rochas ediacaranas do Granito Agudos Grandes ao longo de uma zona de cisalhamento dúctil. Serão desenvolvidos trabalhos de campo com mapeamento geológico e coleta de dados geológicos e estruturais, amostragem sistemática dos veios mineralizados e rochas encaixantes, análises petrográficas, microestruturais e estudo de inclusões fluidas. Os objetivos específicos são: (a) mapeamento geológico em escala de detalhe, (b) caracterizar a geometria dos veios mineralizados nas escalas macro e microscópica e suas relações com elementos estruturais regionais e locais; (c) determinar as composições, temperaturas e pressões de aprisionamento dos fluidos envolvidos na formação e deformação dos veios por meio do estudo de inclusões fluidas; (d) caracterizar as condições metamórficas das rochas encaixantes imediatas dos veios por meio de estudos petrográficos e microestruturais e usando geotermobarômetros aplicáveis. Pretende-se responder as seguintes questões: (a) quais as condições de pressão e temperatura de formação dos veios? (b) os veios estão geneticamente associados a estruturas maiores (dobras e zonas de cisalhamento regionais) ou à intrusão do Granito Agudos Grandes? (c) a mineralização aurífera foi formada durante a cristalização dos veios ou em episódio posterior de circulação de fluidos? Embora o alvo de estudo esteja dentro de uma área protegida por leis ambientais, o trabalho deverá contribuir com a elaboração de modelos descritivo e genético da mineralização, que poderão auxiliar na busca por depósitos semelhantes nas porções central e meridional da Faixa Ribeira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALTA, ISAAC S.; FALEIROS, FREDERICO M.; MONTEIRO, LENA V. S.; ANDRADE, MARCELO B.; COLDEBELLA, BRUNA; ESTEVES, MELINA C. B.. P-T-fluid-deformation regime of the Ediacaran Serra do Cavalo Magro orogenic gold deposit, Ribeira Belt, Brazil. ORE GEOLOGY REVIEWS, v. 120, . (15/04487-7, 16/11584-1, 18/10012-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MALTA, Isaac Siles. Structural control and genesis of the Au-quartz veins from the Serra do Cavalo Magro orogenic gold deposit, southern Ribeira Belt, Brazil. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.