Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da diferenciação semelhante à lactacional no carcinoma secretório análogo ao de mama com origem em glândula salivar.

Processo: 16/18661-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 03 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa
Beneficiário:Bruno Tavares Sedassari
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Neoplasias das glândulas salivares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:neoplasias de glândula salivar | Patologia Oral

Resumo

O carcinoma secretório análogo ao de mama (sigla MASC do inglês mammary analogue secretory carcinoma) é uma neoplasia de glândula salivar recentemente descrita que possui marcada similaridade morfológica, imuno-histoquímica e genética com o carcinoma secretório de glândula mamária, esta última caracterizada pela quebra no gene ETV6. Como indicado pelo nome, microscopicamente o MASC exibe distintivo aspecto secretor caracterizado pela presença de células com citoplasma xantomatoso ou vacuolizado associadas a quantidades variáveis de secreção eosinofílica bolhosa. Interessantemente, esse aspecto é muito semelhante ao observado nas células secretoras do epitélio alveolar mamário em fase lactacional. Além disso, evidências como sua secreção rica em lipídeos e a expressão de alguns fatores, como STAT5a e lisozima, sugerem que o MASC possua diferenciação semelhante à lactacional. Assim, pretende-se avaliar em casos de MASC comparando com outras neoplasias salivares com características secretórias, aspectos imuno-histoquímicos e genéticos associados ao processo de atividade lactacional da glândula mamária, objetivando esclarecer a possibilidade de diferenciação semelhante à lactacional no MASC. Dessa maneira, o presente projeto pode proporcionar novas percepções sobre o processo de diferenciação observado em neoplasias de glândula salivar e também apontar perspectivas para novas possibilidades terapêuticas. Com o crescente arsenal de terapias direcionadas em base molecular é possível que, no futuro, cada tipo histológico de carcinoma salivar requeira um tipo diferente de esquema terapêutico e certamente os pacientes serão beneficiados por tratamentos mais direcionados e que proporcionem melhor qualidade de vida pós-tratamento. Para o estabelecimento de terapias-alvo é imprescindível compreender em um determinado grupo de lesões os aspectos de diferenciação celular e as bases genéticas que os regem, bem como os mecanismos de sinalização intracelular que orquestram esses processos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEDASSARI, BRUNO TAVARES; SETUBAL DESTRO RODRIGUES, MARIA FERNANDA; CONCEICAO, THALITA SANTANA; MARIANO, FERNANDA VIVIANE; FERREIRA ALVES, VENANCIO AVANCINI; NUNES, FABIO DAUMAS; ALTEMANI, ALBINA; ORSINI MACHADO DE SOUSA, SUZANA CANTANHEDE. Increased SOX2 expression in salivary gland carcinoma ex pleomorphic adenoma progression: an association with adverse outcome. Virchows Archiv, v. 471, n. 6, p. 775-784, . (16/18661-1)