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Usos de vírgulas em textos do Ensino Fundamental II: um estudo longitudinal

Processo: 16/25504-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Tainan Garcia Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Prosódia   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Língua Portuguesa | pontuação | prosódia | vírgulas | Fonologia

Resumo

O objetivo central deste projeto de pesquisa é identificar, descrever e analisar usos convencionais e não-convencionais de vírgulas em 232 textos selecionados do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II (desenvolvido a partir de projeto financiado pela FAPESP 2013/14546-5). Os textos foram produzidos por 58 alunos ao longo dos quatro anos do Ensino Fundamental II (EF II) em uma escola pública do interior paulista. A hipótese central é: características prosódicas do Português Brasileiro, notadamente aquelas relativas às fronteiras de constituintes prosódicos, motivam tanto a presença quanto a ausência de vírgulas em enunciados escritos. Esta pesquisa visa contribuir com investigações sobre a relação não dicotômica, mas constitutiva, entre fala e escrita a partir dos empregos de vírgulas. Em se tratando de um estudo longitudinal ainda não realizado no âmbito dos estudos da linguagem, a análise dos usos de vírgulas permitirá: (i) comparar tendências de usos de vírgulas para o ciclo inicial e final do EF II, (ii) identificar se fronteiras de constituintes prosódicos relevantes para caracterizar os usos de vírgulas no ciclo inicial permanecem e/ou se alteram nos textos do ciclo final, e (iii) caracterizar o chamado processo de aquisição de vírgulas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIANI TENANI; TAINAN CARVALHO. VÍRGULAS EM TEXTOS DE ALUNOS DE 11 A 15 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 67, . (16/25504-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Tainan Garcia. Usos de vírgulas em textos do ensino fundamental II: um estudo longitudinal. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.