Busca avançada
Ano de início
Entree

III ENCONTRO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO INSTITURO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA E COMPORTAMENTO (IBNeC)

Processo: 17/13513-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 25 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 28 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Claudia Berlim de Mello
Beneficiário:Claudia Berlim de Mello
Instituição Sede: Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC)
Assunto(s):Discalculia  Neuropsicologia  Aprendizagem  Desenvolvimento infantil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Avaliação neuropsicológica na infância e adolescência | Desenvolvimento Infantil | Discalculia | Neuropsicologia | Transtornos da Aprendizagem | Neuropsicologia do Desenvolvimento

Resumo

A programação científica do III Encontro em Desenvolvimento Infantil do IBNeC tem como foco a reflexão sobre os conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, e seus desdobramentos na compreensão e abordagem dos transtornos de aprendizagem. Na conferência inicial, ênfase será dada nos conceitos de aprendizagem como fenômeno multidimensional, influenciado por oportunidades ambientais e maturação cerebral, e neurodesenvolvimento, visto como condição de possibilidades. Na sequência, uma mesa redonda tratará dos aspectos de processamento matemático, abrangendo desde aspectos dos distúrbios de cognição numérica e modalidades inovadoras de intervenção. A conferência sobre Neuropsicologia e Educação discutirá, a partir da apresentação de resultados de pesquisas, importantes questões relativas ao desenvolvimento de funções executivas, fatores de risco e proteção, que podem viabilizar medidas em políticas públicas. Na segunda mesa redonda, as apresentações têm como tema central os distúrbios da leitura e escrita, abrangendo também aspectos do diagnóstico, a partir de casos clínicos, e de intervenção. Por fim, a última conferência tratará da avaliação neuropsicológica infantil e sua importância na prática clínica e no contexto pedagógico. Quanto ao papel dos moderadores e coordenadores de mesas, ao mesmo tempo que também terão apresentações, breves, sobre o tema abordado, terão participação na estimulação de um debate, ampliando discussões trazidas pelos palestrantes e estimulando a participação da plateia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMONETTI, LUCIANE; FERREIRA, LUCAS G. A.; VIDI, ANGELA CRISTINA; DE SOUZA, JANAINA SENA; KUNII, ILDA S.; MELARAGNO, MARIA ISABEL; DE MELLO, CLAUDIA BERLIM; CARVALHEIRA, GIANNA; DIAS DA SILVA, MAGNUS R.. Intelligence Quotient Variability in Klinefelter Syndrome Is Associated With GTPBP6 Expression Under Regulation of X-Chromosome Inactivation Pattern. FRONTIERS IN GENETICS, v. 12, . (17/07053-3, 18/22763-0, 21/00684-3, 18/03511-0, 17/13513-7)