Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos das metas intermediárias no desempenho da tarefa: o papel da divulgação prévia (ou não) da meta total

Processo: 18/24593-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Mauro da Costa Hernandez
Beneficiário:Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Metas   Análise e desempenho de tarefas   Organização e administração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho de tarefa | efeitos de visualização da meta | Estabelecimento de metas | goal-gradient | Metas | Sub-metas | Marketing

Resumo

Este projeto insere-se na literatura de gestão de metas dentro do marketing, e tem particular interesse em maneiras de melhorar o desempenho quando metas são atribuídas aos indivíduos. Mais especificamente, desejamos examinar os efeitos sobre o desempenho quando se divide a meta ou objetivo maior em sub-metas e, nesse contexto, se a divulgação prévia da meta maior (ou não) afeta o desempenho. As metas funcionam como pontos de referência e são "representações dos estados desejados". Sub-metas são etapas intermediárias ou marcadores de progresso para alcançar uma meta geral e mais ampla. Com base nos mecanismos psicológicos presentes nas imediações da realização de metas, postulamos que dividir uma meta geral em objetivos menores, com estabelecimento de sub-metas, melhorará o desempenho em contextos nos quais as metas são atribuídas aos indivíduos (ao invés de metas autogeridas), nas quais o comportamento é menos propenso à auto-regulação (por exemplo, vendedores em empresas, indivíduos seguindo dietas sob prescrições de médicos). A literatura tem apontado para resultados divergentes nesta questão, e argumentamos que isso se deve a questões específicas do contexto, o que nosso estudo se propõe a demonstrar. É importante ressaltar que, nesse contexto, o desempenho e a realização de metas podem ser melhorados ainda mais se os indivíduos trabalharem em prol de sub-metas sem o conhecimento prévio do objetivo geral e mais amplo. Embora a teoria do estabelecimento de metas tenha investigado o efeito de sub-metas na obtenção de metas gerais, a literatura existente ainda não abordou o efeito da divulgação prévia (ou não) do objetivo geral. Assim, nosso projeto tem implicação potencial e relevante para corporações, clínicas de saúde, gerenciamento de projetos, intervenções públicas, etc. Testaremos nossas hipóteses em seis experimentos, com complexidade e validade externa crescentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA HERNANDEZ, JOSE MAURO; MARQUES DA COSTA FILHO, MURILO CARRAZEDO; VERONEZI STRANO, MARIA PAULA. When transparency pays off: Enticing sceptical consumers with two-sided advertising. INTERNATIONAL JOURNAL OF CONSUMER STUDIES, v. 47, n. 1, p. 17-pg., . (15/20050-8, 18/24593-4)