Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobrevida e fatores prognósticos de pacientes com câncer de mama no estado de São Paulo

Processo: 19/02909-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cristiane Murta Ramalho Nascimento
Beneficiário:Cristiane Murta Ramalho Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da mulher  Diagnóstico tardio  Prognóstico  Análise de sobrevida  Neoplasias mamárias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de sobrevida | diagnóstico tardio | Neoplasias de mama | prognóstico | Saúde da mulher

Resumo

Objetivos: Os objetivos deste estudo serão descrever as características das pacientes com câncer de mama incluídas no Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), estimar a sua probabilidade de sobrevida até 60 meses e investigar os fatores prognósticos para esta neoplasia. Material e métodos: O desenho do estudo será uma coorte histórica. A amostra será constituída por aproximadamente 75.000 mulheres com câncer de mama invasivo diagnosticadas entre 2000 e 2013 e incluídas no RHC-FOSP, órgão que agrega os registros hospitalares de câncer de 77 hospitais do estado de São Paulo. O evento estudado será mortalidade específica por câncer de mama. Casos vivos no final do seguimento (31 de dezembro de 2018), as perdas de seguimento e aqueles que morreram por outras causas diferentes do câncer de mama serão considerados censuras na data do último contato ou data do óbito. O estudo seguirá os preceitos éticos da Resolução no. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa em seres humanos. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp. Forma de análise dos resultados: Será realizada análise descritiva e análise de sobrevida pelo método de Kaplan-Meyer. As curvas de sobrevida serão comparadas usando o teste log-rank. Também serão estimados os hazard ratios (HR) e respectivos intervalos de 95% de confiança (IC 95%) através da análise de riscos proporcionais de Cox. Resultados esperados: trata-se da proposta de realização do maior estudo brasileiro e ocom o maior tempo de seguimento referente à sobrevida de mulheres com câncer de mama invasivo. Os resultados do projeto de pesquisa serão apresentados na FOSP e Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo com o objetivo de aprimorar a atenção às mulheres com câncer de mama usuárias do SUS. Os resultados também serão disseminados através de apresentações em eventos científicos e redação de manuscrito para submissão em periódico científico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, RAISSA JANINE; DE MORAES LUIZAGA, CAROLINA TERRA; ELUF-NETO, JOSE; DE CARVALHO NUNES, HELIO RUBENS; PESSOA, EDUARDO CARVALHO; MURTA-NASCIMENTO, CRISTIANE. Impact of educational level and travel burden on breast cancer stage at diagnosis in the state of Sao Paulo, Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 12, n. 1, p. 7-pg., . (19/02909-2)