Busca avançada
Ano de início
Entree

Racialização à brasileira: uma análise da implantação das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos para ingresso nas universidades públicas

Processo: 19/09919-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 18 de junho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Adriana Santiago Rosa Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/13374-2 - Classificação racial no Brasil a partir das comissões de heteroidentificação, BE.EP.PD
Assunto(s):Ação afirmativa   Sociologia educacional   Relações raciais   Cota racial   Universidade pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Cotas Raciais | heteroidentificação | Relações raciais | universidade pública | Sociologia da Educação

Resumo

A recente implantação das comissões de heteroidentificação racial nos processos seletivos para ingresso nas universidades públicas modificou a maneira como se define quem pode ser considerado negro no Brasil para usufruto dessa política de ação afirmativa, até então baseada majoritariamente na autodeclaração. Baseando-se na análise de documentos, debates veiculados pela imprensa, entrevistas com ativistas, membros das comissões e estudantes, além da observação do funcionamento de um conjunto selecionado de comissões, essa pesquisa visa investigar a institucionalização dessas comissões e seus efeitos sobre as pessoas que delas participam e sobre aquelas que a elas são submetidas. Com isso, pretende contribuir para o debate sobre as relações raciais no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA VALENTE; ADRIANA SANTIAGO ROSA DANTAS. PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Cad. Pesqui., v. 51, . (19/09919-3, 15/22243-8)