Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação do consumo de alimento e de álcool

Processo: 19/24650-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Karina Possa Abrahão
Beneficiário:Paula Mendonça Camargo Eduardo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/01686-0 - Depois do primeiro ‘drink’, não consigo parar! O efeito do álcool nos sistemas cerebrais de controle inibitório, AP.JP
Assunto(s):Farmacologia   Intoxicação   Consumo de alimentos   Consumo de bebidas alcoólicas   Etanol   Camundongos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alimento | camundongo | Etanol | intoxicação | licômetros | Neurpsicofarmacologia

Resumo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo de álcool é uma das principais causas de mortes do mundo. Dentre os adolescentes a preocupação com o consumo exagerado de álcool vem aumentando. Estima-se que 14% dos jovens consomem álcool em doses cada vez maiores e mais frequentes. O padrão de consumo de álcool pode prever o desenvolvimento de problemas associados ao abuso desta droga e é influenciado por diversos fatores como o consumo concomitante de outras substâncias, inclusive alimentos. Poucos estudos enfocam a compreensão da microestrutura do consumo de álcool, o que pode ser facilmente medido em animais de experimentação com o uso de licômetros automáticos. Desde o início de 2019, estamos desenvolvendo esses aparelhos com plataforma de hardware e software livre (Arduínos). Utilizaremos os licômetros para avaliar a microestrutura do consumo de álcool em camundongos C57BL/6J machos e fêmeas. Além disso, esse projeto irá estudar como a presença de alimento pode influenciar a dinâmica do consumo do etanol. Por fim, considerando que o abuso de álcool tem forte associação com comportamentos de ansiedade e depressão, vamos aplicar testes comportamentais de ansiedade e anedonia. Esse projeto iniciará a coleta de dados sobre as características individuais de consumo de álcool com a perspectiva de desenvolver modelos de predição do comportamento que pode indicar os níveis futuros de abuso dessa droga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO EDUARDO, PAULA MENDONCA; ABRAHAO, KARINA POSSA. ood composition can influence how much alcohol your animal model drinks: A mini-review about the role of isoflavone. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 46, n. 1, . (19/01686-0, 19/24650-0)