Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia do movimento e relações funcionais em inimigos naturais de Spodoptera frugiperda

Processo: 20/09495-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Koppert Brasil
Pesquisador responsável:Wesley Augusto Conde Godoy
Beneficiário:Maysa Pereira Tomé
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Empresa:Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Vinculado ao auxílio:18/02317-5 - Centro de Excelência em Controle Biológico, AP.PCPE
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Biológico | Ecologia de Insetos | Modelagem computacional | Modelagem ecológica | Entomologia

Resumo

As plantas geneticamente modificadas expressando toxinas Bt têm sido uma importante ferramenta no controle de pragas lepidópteras, como S. frugiperda. Após a ingestão da planta Bt, os insetos suscetíveis são eliminados e os remanescentes, resistentes e heterozigóticos, persistem no ambiente. A tecnologia deve garantir que organismos não-alvo, como predadores e parasitoides, não sejam prejudicados. Todavia, a existência de custo adaptativo nos genótipos resistente e heterozigótico, pode refletir em mudanças comportamentais ou bioquímicas, que resultariam em alterações nas interações tróficas. Entretanto, existem poucas informações sobre os aspectos envolvidos na interação entre os genótipos de S. frugiperda e seus inimigos naturais. Estudos da dinâmica de movimentação de pragas e comportamento de parasitoides e predadores, no contexto comparativo entre plantas Bt e não-Bt, podem fornecer informações sobre a vulnerabilidade da praga em campo. Uma das formas de fazer inferências sobre a ação dos inimigos naturais sobre suas presas e hospedeiros, é através de experimentos de resposta funcional, que emprega parâmetros que precedem o sucesso da interação entre esses organismos tornando-a uma ferramenta relevante para o controle biológico; e análises comportamentais. Assim, o presente projeto objetiva: (i) verificar se há diferença entre os padrões ecológicos da resposta funcional dos inimigos naturais diante dos genótipos suscetível, resistente e heterozigoto de S. frugiperda; (ii) avaliar a taxa de parasitismo de C. flavicincta sobre os três genótipos de hospedeiro; (iii) verificar a relação comportamental de P. nigrispinus e C. flavicincta, no tocante as ações de ataque diante dos três genótipos da praga; (iv) propor um modelo computacional que investigue cenários especificos em paisagens agrícolas envolvendo a movimentação de S. frugiperda. Os bioensaios de resposta funcional de P. nigrispinus e C. flavicincta serão realizados em condições de laboratório, onde os genótipos de S. frugiperda serão oferecidos em diferentes densidades, por 24 horas. Posteriormente, haverá a contabilização das presas mortas e parasitadas pelo predador e parasitoide. O experimento será conduzido em delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições e a análise de dados será feita de acordo com o ajuste das equações de Holling para respostas funcionais do tipo II e III. Análises de comportamento serão feitas a partir de rastreamento de vídeo por meio do software EthoVision®. A análise do movimento de S. frugiperda no cenário proposto, será estudada a partir do desenvolvimento de um autômato celular, escrito em linguagem computacional C. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOME, MAYSA P.; WEBER, IGOR D.; GARCIA, ADRIANO G.; JAMIELNIAK, JOSEMERI A.; WAJNBERG, ERIC; HAY-ROE, MIRIAN M.; GODOY, WESLEY A. C.. Modeling fall armyworm resistance in Bt-maize areas during crop and off-seasons. JOURNAL OF PEST SCIENCE, v. N/A, p. 12-pg., . (18/02317-5, 19/26071-8, 20/09495-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMÉ, Maysa Pereira. Ecologia do movimento e relações funcionais em inimigos naturais de Spodoptera frugiperda. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.