Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vivo de formulações tópicas contendo asiaticosídeo no tratamento de morfeia

Processo: 20/12443-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Gislaine Ricci Leonardi
Beneficiário:Laura Moretti Aiello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dermatologia   Esclerodermia localizada   Pele   Emulsões   Bioengenharia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:asiaticosídeo | bioengenharia cutânea | emulsões | Morfeia | pele | dermatologia

Resumo

A Esclerodermia Cutânea ou Morfeia é uma doença inflamatória, autoimune e crônica caracterizada pelo espessamento cutâneo e fibrose dos tecidos envolvidos. Ainda não há um tratamento específico e consensual para a Esclerodermia Cutânea. Trabalhos da literatura apontam o constituinte asiaticosídeo, extraído da planta Centella asiática, como um ativo potencial para o tratamento das lesões de morfeia, atuando na redução do processo inflamatório e fibrótico. Os métodos de bioengenharia cutânea têm sido muito explorados por auxiliarem no diagnóstico clínico da doença e no monitoramento do tratamento de forma não invasiva e objetiva. Desse modo, esse estudo tem como objetivo avaliar os efeitos in vivo da aplicação de formulações tópicas contendo o princípio ativo asiaticosídeo em pacientes portadores de morfeia por meio de técnicas não invasivas de bioengenharia cutânea. Para tal, as emulsões desenvolvidas serão avaliadas a partir dos ensaios de centrifugação e pH e de suas características organolépticas. Para o estudo, 20 pacientes serão recrutados no Ambulatório de Colagenoses do Hospital de Clínicas da Unicamp. Após a assinatura do TCLE, as lesões de cada paciente serão tratadas, duas vezes por dia, por 4 meses, com as formulações sem (grupo controle) e com (grupo tratamento) a adição do ativo. O projeto foi aceito pelo Comitê de ética da Unicamp. A eficácia dessas formulações será avaliada clinicamente por um médico dermatologista, subjetivamente pelo paciente por meio de questionário e objetivamente por métodos de bioengenharia cutânea e de imagem da pele. Os dados obtidos serão analisados pelo teste de normalidade adequado e comparados com nível de significância estatística quando p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AIELLO, Laura Moretti. In vivo evaluation of topical formulations containing asiaticoside in the treatment of morphea. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas Campinas, SP.