Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca de inibidores potentes e seletivos da diidroorotato desidrogenase de Mycobacterium tuberculosis (MtDHODH)

Processo: 20/16316-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nonato
Beneficiário:Olívia Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética   Cristalização   Tuberculose   Cristalografia de proteínas   Mycobacterium tuberculosis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Busca de inibidores | Caracterizacao biofisica | Cinética | Cristalização | Mycobacterium tuberculosis Diidroorotato desidrogenase | Tuberculose | Cristalografia de proteínas

Resumo

A tuberculose está entre as dez doenças que mais matam no mundo. Embora tratável, cepas resistentes de Mycobacterium tuberculosis vem se tornando uma séria ameaça à saúde pública. Somente no ano de 2019, por exemplo, foram reportados meio milhão de casos de TB resistentes à rifampicina (RR-TB), medicamento utilizado em combinação com isoniazida, pirazinamida e etambutol para o tratamento da TB. Desses, 78% se mostram TB multirresistente (MDR-TB), considerado multirresistência por apresentar resistência a ambos rifampicina e isoniazida. A enzima diidroorotato desidrogenase (DHODH) presente na Mycobacterium tuberculosis se enquadra nesse cenário como um novo e promissor alvo contra bactérias. DHODH participa do quarto passo da via de síntese de novo de pirimidinas, responsável pela síntese de UMP, precursor de todas as bases pirimídicas (citosina, timina e uracila) e essenciais para a síntese de DNA e RNA. As DHODHs têm sido consideradas o alvo promissor no desenvolvimento de fármacos com atividade anti-inflamatória, imunossupressora, antiproliferativa, antiparasitária, antiviral e bactericida. Propomos aqui inicialmente a caracterização cinética e biofísica da enzima MtDHODH (através das técnicas de DSF e termoforese). Pretendemos desenvolver um protocolo para varredura de ligantes, e a avaliação e caracterização do potencial inibitório e seletivo de bibliotecas de inibidores de DHODHs, através da combinação de ensaios inibitórios e de ligação e a determinação da estrutura dos complexos proteína-ligante através do uso das técnicas de difração de raios-X. Neste projeto pretendemos dar início a avaliação da enzima DHODH de Mycobacterium Tuberculosis (MtDHODH) como alvo para o desenvolvimento de fármacos contra a tuberculose, como etapa crucial dentro da pipeline de descoberta de novos fármacos baseado em alvo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, OLIVIA; MARTINS, INGRID BERNARDES SANTANA; FROES, THAMIRES QUADROS; DE ARAUJO, ALEXANDRE SUMAN; NONATO, MARIA CRISTINA. Kinetic and structural studies of Mycobacterium tuberculosis dihydroorotate dehydrogenase reveal new insights into class 2 DHODH inhibition. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-GENERAL SUBJECTS, v. 1867, n. 7, p. 10-pg., . (19/25532-1, 20/16316-0)