Busca avançada
Ano de início
Entree

A fauna de vertebrados pleistocênicos-holocênicos do abismo ponta flecha (Vale do Ribeira de Iguape, Iporanga, SP): o potencial papel de grupos humanos em sua formação e as mudanças ao longo do tempo em sua composição

Processo: 21/05877-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Maria Mercedes Martinez Okumura
Beneficiário:Paulo Ricardo de Oliveira Costa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/23282-5 - Continuidade e mudança em grupos pré-históricos do Vale do Ribeira de Iguape (São Paulo e Paraná): aplicações da teoria evolutiva a bioarqueologia e estudos de cultura material, AP.JP
Assunto(s):Zooarqueologia   Linguística histórica   Fauna   Sítios arqueológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ocupação humana pretérita | Remanescentes faunísticos | Zooarqueologia | Zooarqueologia

Resumo

Remanescentes faunísticos são parte fundamental do estudo de sítios arqueológicos, nos quais questões de dieta, artefatos ósseos e outros aspectos culturais importantes podem ser explorados. Habitado por grupos humanos desde o início do Holoceno, o Vale do Rio Ribeira de Iguape, no sul do estado de São Paulo, apresenta alto potencial paleontológico e zooarqueológico, especialmente devido à presença de um sistema complexo de grutas cársticas, onde esses materiais estão preservados. Apesar desse grande potencial, poucos estudos têm sido desenvolvidos nesse tema na região, explorando potenciais relações entre humanos e outros animais no passado. Uma assembleia faunística composta por vertebrados, proveniente de uma gruta vertical, o Abismo Ponta de Flecha, localizada em Iporanga, será examinada do ponto de vista zooarqueológico com o propósito de reunir dados para interpretação dos processos atuantes na sua gênese, incluindo o potencial papel de grupos humanos em sua formação. A hipótese de que a gênese dessa concentração faunística tenha ocorrido sob influência antrópica provém de um dente de Toxodon com marcas de incisão de origem ainda desconhecida. A análise zooarqueológica proposta neste trabalho tem como objetivo a interpretação da gênese desta concentração a fim de identificar os eventos paleobiológicos e antropológicos atuantes durante a sua formação, assim como potenciais mudanças diacrônicas na composição dessa assembleia, o que pode refletir tantas mudanças ambientais quanto escolhas de grupos humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAHUD, ARTUR; COSTA, PAULO RICARDO DE OLIVEIRA; FIGUEIREDO, GISELE FERREIRA; OKUMURA, MERCEDES. Quaternary ungulates of the Abismo Ponta de Flecha Cave, Ribeira of Iguape Valley, Southeast Brazil: Zooarchaeological and Paleoenvironmental aspects. Journal of South American Earth Sciences, v. 121, p. 12-pg., . (18/23282-5, 21/05877-4)
CHAHUD, ARTUR; DE OLIVEIRA COSTA, PAULO RICARDO; OKUMURA, MERCEDES. CINGULATA OF THE ABISMO PONTA DE FLECHA CAVE (PLEISTOCENE-HOLOCENE), RIBEIRA DE IGUAPE VALLEY, SOUTHEASTERN BRAZIL. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 25, n. 4, p. 9-pg., . (18/23282-5, 21/05877-4)