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Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo COVID-19

Processo: 21/08719-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Beneficiário:Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alexandre Jeronimo Correia Lima ; Alexsandro do Nascimento Santos ; Ana Maura Tavares dos Anjos ; Breynner Ricardo de Oliveira ; Choukri Ben Ayed ; Christophe Joigneaux ; Danyelle Nilin Gonçalves ; Denise Carreira Soares ; Domingos Sávio Abreu ; Eric Ferdinando Kanai Passone ; Francisco Willams Ribeiro Lopes ; Irapuan Peixoto Lima Filho ; José Marques Batista ; Karina Carrasqueira Lopes ; Lilia Asuca Sumiya ; Maira de Araujo Mamede ; Marco Antonio Villalta Paucar ; Maria Clara Di Pierro ; Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi ; Maria Helena de Aguiar Bravo ; Rodnei Pereira ; Sandra Cristina Gomes ; Sergio Martinic Valencia ; Silvia Lopes da Silva Macedo ; Sylvain Broccolichi ; Vanda Mendes Ribeiro ; Wagner Silveira Rezende
Bolsa(s) vinculada(s):23/17674-6 - Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19, BP.TT
Assunto(s):Sociologia educacional  Ensino  Política educacional  Vulnerabilidade social  Desigualdades  Pandemias  COVID-19 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Desigualdades | ensino | Implementação de Políticas Educacionais | Pandemia | Vulnerabilidade Social no Território | Sociologia da Educação

Resumo

Este projeto visa produzir evidências científicas para nortear a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas educacionais que contribuam com os desafios educacionais da pandemia do Coronavírus e com o enfrentamento de possíveis futuras crises similares. No contexto da pandemia do Covid-19, o distanciamento social adotado pela maioria dos países implicou no fechamento das escolas e universidades. Políticas emergenciais têm sido implementadas nas redes públicas e privadas de ensino. A pandemia produziu mudanças na organização do trabalho e na relação que as instituições de ensino mantêm com os alunos, as famílias e suas comunidades. Alunos e professores, bem como pais e comunidade em geral, não foram preparados para processos de ensino e aprendizagem por meio do uso do ensino remoto, realizado em casa. Há diferenças em termos de acesso ao computador, conexão à internet, espaço em casa e apoio familiar no processo de aprendizagem. Níveis de renda das famílias, a localização geográfica e o caráter urbano ou rural dos estabelecimentos de ensino das unidades escolares também influenciam as soluções propostas. Essa situação revelou uma nova face das desigualdades no sistema educacional, que opera em nível mundial. Esta pesquisa se organizará em torno de três países (França, Chile e Brasil). Na França e no Brasil, haverá mais de um bloco temático, envolvendo instituições e pesquisadores distintos (professores e alunos de pós-graduação). As abordagens de pesquisa serão: 1) quantitativa, visando medir incidência sobre a desigualdade escolar; e, 2) qualitativa, buscando compreender as estratégias de ação com coleta de dados por meio de entrevistas, compilação de narrativas e realização de rodas de conversas com crianças, bem como filmagens para observação de sala de aula. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO ANTONIO VILLALTA; SERGIO MARTINIC VALENCIA; JÉSSICA REBOLLEDO ETCHEPARE; CECILIA ASSAEL BUDNIK. Leading Schools in Times of COVID-19: Building Resilience. Revista electrónica de investigación educativa, v. 24, . (21/08719-0)