Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de geotecnologias em estudos paleoambientais: comparação entre aspectos naturais e antrópicos do litoral brasileiro e italiano

Processo: 21/09333-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 04 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Archimedes Perez Filho
Beneficiário:Luca Lämmle
Supervisor: Carlo Donadio
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Napoli Frederico II (UNINA), Itália  
Vinculado à bolsa:17/26876-0 - Coberturas superficiais em baixos terraços marinhos e fluvio-marinhos na planície costeira do Rio Paraíba do Sul: geocronologia e os impactos decorrentes da construção do porto do Açú/RJ, BP.DR
Assunto(s):Geotecnologias   Geomorfologia   Paleoambientes   Litoral do Brasil   Brasil   Itália
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes de transição | Brasil | fractal dimension | Gpr | Italy | Osl | Geomorfologia

Resumo

O presente projeto contempla proposta a ser desenvolvida na Universidade de Napoli "Federico II" a partir do uso de geotecnologias realizado durante a vigência da bolsa vinculada a esta proposta. Ao longo do desenvolvimento dos estudos geomorfológicos e criação de novas técnicas e ferramentas de análise, diferentes abordagens têm sido propostas. Nesse sentido, percebe-se a emergência de tornar mais amplo o conceito de geotecnologias e avançar nas aplicações, tendo em vista o constante avanço de técnicas que podem ser apropriadas com êxito nos estudos ambientais em geral, desconstruindo a perspectiva apenas do ambiente SIG e abordando o conceito como ampla gama de possibilidades. Como exemplo, é possível citar a Luminescência Óptica Estimulada (LOE), Ground Penetrating Radar (GPR), modelagem a partir da dimensão fractal, dentre outros. Assim, o projeto de estágio no exterior tem como objetivo incorporar técnicas inovadoras na tese de doutorado e ampliar a compreensão dos sistemas ambientais por meio da comparação de diferentes áreas do globo, permitindo, assim, não só fomentar o avanço nos estudos geomorfológicos, mas também chegar à conclusões exitosas ao fim da tese de doutorado. Em adição, a oportunidade de analisar o porto de Napoli (construído na época greco-romana) e comparar com o porto do Açú (construído em 2010) possibilitará entender os impactos gerados na região nos últimos 2500 anos, quando foi construído, e fazer previsões futuras com o porto do Açú. Mesmo localizados em regiões morfoclimáticas diferentes, o longo tempo de em operação pode elucidar diversas consequências a serem previstas na planície costeira do rio Paraíba do Sul. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMMLE, LUCA; PEREZ FILHO, ARCHIMEDES; DONADIO, CARLO; ARIENZO, MICHELE; FERRARA, LUCIANO; SANTOS, CLEBER DE J.; SOUZA, ANDRE O.. Anthropogenic Pressure on Hydrographic Basin and Coastal Erosion in the Delta of Paraiba do Sul River, Southeast Brazil. JOURNAL OF MARINE SCIENCE AND ENGINEERING, v. 10, n. 11, p. 21-pg., . (21/09333-9)