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Mobilidade elétrica contemplando a geração solar fotovoltaica para a recarga de veículos.

Processo: 22/12532-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Nathalia Hidalgo Leite
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Bolsa(s) vinculada(s):23/01058-4 - Mobilidade elétrica contemplando geração solar fotovoltaica para recarga de veículos, BE.EP.DR
Assunto(s):Energia renovável   Energia solar   Transição energética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:energia renovável | Energia Solar | Geração fotovoltaíca | Mobilidade elétrica | Transição Energética | Energias Renováveis

Resumo

O aumento do uso de Veículos Elétricos a Bateria (VEBs) é uma tendência mundial. Os VEBs emitem menos poluentes durante o funcionamento, possibilitam a utilização de fontes de energia renováveis e são, do ponto de vista tecnológico, mais eficientes que os Veículos a Combustão Interna (VCIs). O processo de popularização de VEBs no Brasil conta com pesquisas e iniciativas por parte de empresas e do governo. Por exemplo, de 2013 a 2018 a CPFL, Unicamp, CPqD e Daimon estudaram os impactos dos VEBs para o setor elétrico e para a mobilidade urbana no P&D Emotive. Desde 2017, por meio do projeto PROMOB-e, o Ministério da Economia, em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento, atua na consolidação da mobilidade elétrica. Alguns estados brasileiros já oferecem benefícios aos proprietários de VEBs, tais como: desconto de 50% no IPVA, isenção de imposto para importação de automóveis movidos a eletricidade ou hidrogênio e liberação de rodízio municipal. Em 2018, a ANEEL anunciou a chamada de projeto de P&D Estratégico # 22/2018 com o objetivo de receber projetos para soluções em mobilidade elétrica; e aprovou a Resolução Normativa (REN) # 819/2018 que estabelece os procedimentos e as condições para a realização de atividades de recarga de veículos elétricos. Ainda em 2018, o BNDES disponibilizou 6,7 milhões para projetos de redes de recarga de veículos elétricos. Por fim, destaca-se a Rota 2030, primeira política industrial automotiva de longo prazo implantada no Brasil; e a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), instrumento de articulação entre atores, para coordenar ações visando o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país. Neste contexto, a presente pesquisa contempla a análise do impacto dos incentivos para o desenvolvimento do setor de mobilidade elétrica. Uma vez que o preço da energia é um dos fatores relevantes para usuários escolherem entre VCIs e VBEs, a integração da estrutura de recarga de VEBs com a Geração Solar Fotovoltaica (GSF) é também avaliada.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, NATHALIA HIDALGO; LASCANO, CINDY PAOLA GUZMAN; MORAIS, HUGO GABRIEL VALENTE; DA SILVA, LUIZ CARLOS PEREIRA. Impact of the net-metering policies on solar photovoltaic investments for residential scale: A case study in Brazil. RENEWABLE ENERGY, v. 231, p. 14-pg., . (21/11380-5, 22/12532-6, 23/01058-4)