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Uma Abordagem de Teste Exploratório para Jogos Digitais

Processo: 22/13469-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:André Takeshi Endo
Beneficiário:Yohan Duarte Pessanha
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos digitais   Teste e avaliação de software   Engenharia de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:jogos digitais | teste de jogos | Teste de Software | teste exploratório | Teste Manual | Engenharia de Software

Resumo

Jogos digitais é atualmente um mercado bilionário, e a ocorrência de bugs nesta classe de software pode causar grande impacto e gerar insatisfação nos usuários. Por isso, faz-se necessária a realização de testes para evitar esses acontecimentos e garantir a qualidade do jogo. Embora abordagens de automatização de teste de software podem ser aplicadas, o teste na perspectiva do jogador ainda é realizado primariamente de forma manual. Ao considerar software em geral, o teste exploratório é uma abordagem manual amplamente utilizada, na qual o testador projeta e executa testes e, ao mesmo tempo, aprende com os resultados para iniciar uma nova iteração de testes. Existe uma rica literatura sobre teste exploratório; no entanto, o mesmo é pouco abordado na literatura de teste de jogos digitais, não fornecendo a novos testadores guias ou caminhos a serem utilizados de forma a considerar as características próprias desta classe de software. Neste contexto, o objetivo deste projeto é propor uma abordagem de teste exploratório para jogos digitais. Inicialmente, serão elicitadas as práticas atuais de teste manual em jogos digitais por meio da análise de literatura técnica e cinza. Em seguida, serão investigadas as estratégias de teste exploratório utilizadas para software tradicional. Com esse conhecimento, será proposta a abordagem que considera as características dos jogos digitais, objetivando aumentar a efetividade dos testes. Para validar a abordagem, será desenvolvida uma ferramenta Web; a mesma será utilizada para realizar um estudo de caso. Ao final, espera-se que este projeto forneça subsídios para que desenvolvedores de jogos realizem testes manuais mais efetivos e contribua para a qualidade final do produto.

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