Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do efeito terapêutico de vacinas imunomodulatórias, derivadas de células humanas modificadas com vetores virais, para potencializar a resposta antitumoral em modelo de câncer de mama humano triplo negativo

Resumo

O câncer de mama triplo negativo se caracteriza pela ausência de receptores de estrógeno, progesterona e baixa produção da proteína her-2. Por este motivo, não é possível utilizar terapias hormonais ou imunoterapia alvo-dirigida com anticorpos anti-her2. As formas de tratamento disponíveis se baseiam em remoção cirúrgica, radioterapia, quimioterapia e atualmente novos protocolos também têm sido explorados com a utilização de anticorpo inibidor do checkpoint PD1. Ainda assim, as terapias existentes não são efetivas em muitos casos, o que justifica a investigação de novas estratégias que poderão beneficiar indivíduos não responsivos. As vacinas terapêuticas imunomodulatórias podem ser utilizadas para potencializar a resposta antitumoral, a exemplo do tratamento de câncer de próstata com o medicamento personalizado Sipuleucel-T, que deriva de células dendríticas autólogas, pulsadas com um antígeno tumoral e a proteína GM-CSF. Dados prévios de nosso grupo, demonstram que combinações vacinais de imunomoduladores que atuam na coestimulação de células T e ativação de células apresentadoras, podem fortalecer a imunidade antitumoral, estimulando aumento de infiltrado linfocitário, redução de células T regulatórias e também, conferindo uma proteção a longo termo em modelos animais imunocompetentes, desafiados com tumores singênicos. Neste projeto, investigaremos a utilização de vacinas antitumorais derivadas de células de câncer de mama humano triplo negativo, geneticamente modificadas com vetores virais, derivados de lentivírus e de adenovírus, para expressão dos imunomoduladores 4-1BBL, OX40L e GM-CSF. Avaliaremos o efeito de monoterapias e combinações vacinais, por meio de ensaios em cultura de células e em modelo animal humanizado. O sucesso do projeto poderá contribuir com novos insights na pesquisa e desenvolvimento de estratégias terapêuticas para o tratamento de câncer de mama humano triplo negativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, RHUBIA S. M.; PALAMETA, SOLEDAD; TOSCARO, JESSICA M.; MILLER, MICHAEL E.; LOPES-DE-OLIVEIRA, PAULO S.; BAJGELMAN, MARCIO C.. Harnessing endogenous miRNA targeting ZIKV: A cutting-edge strategy to inhibit virus infection. MOLECULAR THERAPY-NUCLEIC ACIDS, v. 36, n. 2, p. 12-pg., . (21/09107-9, 23/12245-0)