Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do impacto da barragem de Porto Primavera sobre populações vetoras de malária e das respectivas subsequentes de controle

Processo: 96/10014-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Almério de Castro Gomes
Beneficiário:Almério de Castro Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anopheles darlingi 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anopheles Albitarsis | Anopheles Darlingi | Mosquito Culicidae

Resumo

Não obstante a existência de Anopheles darlingi e Anopheles albitarsis em extensas áreas do território paulista, principalmente na localidade barragem de Porto Primavera, a malária no Estado de São Paulo encontra-se sob controle. Entretanto, se no passado registrou-se nesta região epidemias de malária, este represamento de água, formando um grande lago, representa risco potencial para aumento de populações anofélicas e retorno às situações epidemiológicas indesejadas. Ocorrência deste evento já foi determinada nas represas de Balbina e Itaipu, bem como em outros países asiáticos . Fazer avaliação do impacto daquela barragem sobre importantes populações vetoras representa subsidiar futuras medidas de controle da malária. Para tanto, serão motivo de análise alguns dos aspectos do meio físico, da densidade dos vetores, do conhecimento da estrutura etária das fêmeas de anofelinos, habitais e perfil alimentar. Todos serão estudados longitudinalmente, conforme logística temporal que se desenvolverá no transcorrer do cronograma de construção da barragem até a estabilização da coleção líquida formada. Isto implicará no desenho de quatro etapas, sendo no momento a Fase A do Pré-enchimento, a mais previsível. Informações seriadas servirão de parâmetros para determinação das medidas do impacto ocorrido sobre populações vetores de malária, para tanto se contará com técnicas de geo-processamento para registro das mudanças ambientais e suas conseqüências sobre habitais de anofelinos. O registro contínuo de casos de malária no grupo maior de risco e seus familiares serão monitorados. A somatória das mudanças ambientais e nas populações vetores e característica epidemiológica da malária servirão de base à formulação de medidas de controle para evitar eventos epidêmicos de malária no Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, MARCIA BICUDO; GOMES, ALMERIO DE CASTRO; NATAL, DELSIO; DE CASTRO DUARTE, ANA MARIA RIBEIRO; MUCCI, LUIS FILIPE. Effects of Artificial Flooding for Hydroelectric Development on the Population of Mansonia humeralis (Diptera: Culicidae) in the Parana River, Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE, v. 2012, p. 6-pg., . (96/10014-1, 99/11377-9)
ALMÉRIO DE CASTRO GOMES; DELSIO NATAL; MARCIA BICUDO DE PAULA; PAULO ROBERTO URBINATTI; LUÍS FILIPE MUCCI; MARISA DANTAS BITENCOURT. Riqueza e abundância de Culicidae (Diptera) em área impactada, Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 4, p. 661-664, . (96/10014-1)
GOMES, ALMERIO DE CASTRO; DE PAULA, MARCIA BICUDO; NATAL, DELSIO; DAVIDSON GOTLIEB, SABINA LEA; MUCCI, LUIS FILIPE. Efeitos do alagamento do Rio Paraná na atividade horária de Anopheles (Nyssorhynchus) darlingi Root (Diptera: Culicidae), na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 43, n. 5, p. 516-522, . (99/11377-9, 96/10014-1)
MARCIA BICUDO DE PAULA; ALMÉRIO DE CASTRO GOMES. Culicidae (Diptera) em área sob influência de construção de represa no Estado de São Paulo. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 2, p. 284-289, . (96/10014-1, 99/11377-9)