Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização in vivo da resposta imunológica das efetoras t CD8+ após transplante

Processo: 98/13340-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Valquiria Bueno
Beneficiário:Valquiria Bueno
Pesquisador Anfitrião: Kathryn Jayme Wood
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Oxford, Inglaterra  
Assunto(s):Imunossupressão   Linfócitos T   Transplantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunossupressao | Linfocitos T | Rejeicao | Transplante

Resumo

A rejeição continua sendo a principal causa da perda do enxerto no transplante clínico. Apesar das drogas imunossupressoras serem efetivas na inibição da rejeição aguda no pós-operatório imediato, elas são menos efetivas na prevenção da resposta imune por períodos mais prolongados. Com isso, há uma diminuição da porcentagem da sobrevida do enxerto após o primeiro ano de transplante devido ao processo denominado rejeição crônica. Uma forma de otimizar a sobrevida prolongada dos transplantes pode ser através da visualização da resposta imune in vivo. Para esse estudo será utilizada uma metodologia que permitirá a identificação das células T T específicas contra os antígenos incompatíveis expressos pelo enxerto in vivo. O principal objetivo é monitorar o trajeto e a função das células T reativas ao doador in vivo durante a resposta imune ao enxerto. Os eventos que ocorrem durante a rejeição e sobrevida prolongada do enxerto serão investigados: A avaliação dos eventos seqüenciais que ocorrem como resposta das células T ao enxerto facilitarão o uso mais efetivo da terapia imunossupressora durante o pós-transplante garantindo o nível adequado de imunossupressão necessário para manter as células T reativas do doador em estado inativa. Monitorando o trajeto e função das células T que estão diretamente envolvidas na resposta imune ao enxerto, espera-se identificar novos alvos para imunointervenção. Finalmente, em receptores tratados com agentes imunossupressores e com sobrevida prolongada do enxerto, a determinação do fenótipo e função das células T reativas ao doador que persistem no receptor, pode permitir estratégias ou a identificação de marcadores para a monitorização da ausência de resposta específica das células T in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
V. BUENO; J.O.M. PESTANA. The role of CD8+ T cells during allograft rejection. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 11, p. 1247-1258, . (98/13340-2)