Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Microencapsulação de polpa de pequi por spray drying: uso de amido modificado como agente encapsulante

Texto completo
Autor(es):
Santana, Audirene A. ; de Oliveira, Rafael A. ; Kurozawa, Louise E. [1] ; Park, Kil J.
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Dept Ciencia & Tecnol Alimentos, Londrina, PR - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 34, n. 5, p. 980-991, SEP-OCT 2014.
Citações Web of Science: 6
Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a microencapsulação de polpa de pequi por spray drying. Um delineamento composto central rotacional foi utilizado para avaliar o efeito das variáveis independentes: temperatura do ar de entrada, concentração de surfactante e concentração de amido modificado sobre o rendimento do processo e as características do produto microencapsulado. A seleção da melhor condição de processo foi baseada na obtenção de um produto com maior teor de vitamina C e de carotenoides. Todos os pós produzidos mostraram teores de umidade inferiores a 2%. Os valores experimentais de higroscopicidade, rendimento de secagem, atividade de água, vitamina C e carotenoides totais dos pós variaram de 7,96 a 10,67 g de água adsorvida/ 100 g sólidos, 24,34 a 49,80%, 0,13 a 0,30, 145,78 a 292,11 mg de ácido ascórbico/g de sólidos de pequi e 15,51 a 123,42 mg de carotenoides/g de sólidos de pequi, respectivamente. Temperatura de ar de entrada de 140°C, concentração de surfactante de 2,5% e concentração de amido modificado de 22,5% foram recomendadas como sendo a condição selecionada. Através da microscopia eletrônica de varredura, observou-se que a maioria das partículas apresentou formato esférico e superfície lisa. (AU)

Processo FAPESP: 09/54170-9 - Conservacao dos atributos de qualidade da polpa de pequi e do leite de babacu microencapsulados atraves da secagem por atomizacao, durante o armazenamento.
Beneficiário:Audirene Amorim Santana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado