Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Colangiocarcinoma em uma ema

Texto completo
Autor(es):
Dell'Armelina Rocha, Paulo Ricardo [1] ; Lopes, Leticya Lerner [2] ; de Arruda, Laura Peixoto [2] ; Pescador, Caroline Argenta [2] ; Sales da Cruz, Raquel Aparecida [3] ; Colodel, Edson Moleta [2]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP, Dept Clin Cirurgia & Reprod Anim, BR-16050680 Aracatuba, SP - Brazil
[2] Univ Fed Mato Grosso, Dept Clin Med, Cuiaba, MT - Brazil
[3] Univ Fed Rio Grande do Sul, Lab Patol Vet, Porto Alegre, RS - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 45, n. 2, p. 284-287, FEB 2015.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Colangiocarcinomas são neoplasias originárias do epitélio do ducto biliar. O presente caso descreve os achados macroscópicos, microscópicos e imuno-histoquímicos de um colangiocarcinoma em uma ema fêmea (Rhea americana araneipes). No fígado, massas irregulares, firmes, multifocais, de coloração amarelo-esbranquiçada, medindo de 0,4 a 6cm de diâmetro foram observadas em ambos os lobos. Ao corte, múltiplos nódulos firmes preenchidos por tecido conjuntivo foram observados. Microscopicamente, a neoplasia era composta de células pequenas, irregulares, semelhantes às células do epitélio biliar, que formavam estruturas glandulares. A imuno-histoquímica foi positiva para citoqueratina e negativa para vimentina. Este trabalho constitui o primeiro relato de uma neoplasia maligna fatal em uma ema. (AU)

Processo FAPESP: 13/08702-4 - Encefalitozoonose: um estudo inovador sobre a resposta imune e mediadores inflamatórios do sistema nervoso central em casos de doença natural em coelhos e experimental em camundongos.
Beneficiário:Paulo Ricardo Dell'Armelina Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado