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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do estresse agudo em processos de aprendizagem e memória de ratos desnutridos

Texto completo
Autor(es):
Lucas Duarte Ferreira Manhas dos Vales [1] ; Marisa Tomoe Hebihara Fukuda [2] ; Sebastião Sousa Almeida [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA; v. 27, n. 4, p. 784-793, 2014-12-00.
Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do estresse agudo sobre os processos de aprendizagem e memória em ratos desnutridos testados no labirinto aquático de Morris. Os animais foram divididos em oito grupos de acordo com a condição nutricional (desnutridos ou bem nutridos) e estresse (não estressados ou estressados). No Experimento I os animais foram submetidos ao procedimento de estresse por imobilização antes da sessão de aprendizagem e no Experimento II após as sessões de aprendizagem. O teste consistiu de duas sessões diárias e um teste de memória após quatro semanas. Houve prejuízos de aprendizagem e memória em ratos desnutridos. No Experimento I o grupo desnutrido foi positivamente afetado pelo estresse agudo, apresentando melhora significativa de desempenho. Não foram observados efeitos do estresse sobre o desempenho dos animais no Experimento II. No teste de memória os ratos desnutridos apresentaram déficits de consolidação e evocação, independentemente da ocorrência de estresse. O estresse imposto 24 horas antes da tarefa de aprendizagem melhorou o desempenho de animais desnutridos com um efeito protetor do estresse. Entretanto não houve melhora nos processos de retenção ou evocação da memória (informações previamente aprendidas), avaliados quatro semanas mais tarde, durante o teste de retenção de memória. (AU)

Processo FAPESP: 06/02917-5 - Efeitos da desnutrição protéica precoce em modelos experimentais de aprendizagem e memória
Beneficiário:Sebastião de Sousa Almeida
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular