Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Produção de enzimas extracelulares por Ceratocystis spp.

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Firmino [1] ; Edson Luiz Furtado [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP/FCA. Departamento de Produção Vegetal/Defesa Fitossanitária - Brasil
[2] UNESP/FCA. Departamento de Produção Vegetal/Defesa Fitossanitária - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Summa Phytopathologica; v. 40, n. 4, p. 371-374, 2014-12-00.
Resumo

O gênero Ceratocystis contempla diversas espécies distribuídas em vários lugares do mundo. No Brasil ocorrem relatos da existência de três espécies, sendo elas: C. cacaofunesta, C. paradoxa e C. fimbriata, sendo esta última relacionada a doença em culturas de importância econômica. O trabalho objetivou verificar, em meios de cultura específicos, a produção das enzimas extracelulares amilase, lipase, celulase, protease, lacase e lignina peroxidase e pectiliase (pectato-liase) por isolados de Ceratocystis sp. Foram usados 41 isolados: 3 de mangueira (Mangifera indica), 19 de eucalipto (Eucalyptus spp.), 15 de cacaueiro (Theobroma cacao), 2 de Teca (Tectona grandis) e 2 de atemóia (Annona sp.). As colônias foram incubadas no escuro a 25ºC , com exceção do meio para detecção de pectinase que foi incubado sob fotoperíodo alternado. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 4 repetições. A partir dos meios específicos foi possível detectar a produção de amilase, lacase e protease quase na totalidade dos isolados Ceratocystis sp. testados. Não foi observada a produção de celulase, lípase e pectatoliase. A produção da enzima lignina peroxidade foi detectada em pouca quantidade e em somente alguns isolados do fungo. Este perfil enzimático obtido da população do fungo pode auxiliar em futuros estudos relacionados com a caracterização deste. (AU)

Processo FAPESP: 11/05710-0 - Interação Eucalyptus-Ceratocystis: avaliação de resistência clonal, caracterização de isolados de Ceratocystis e de seu inseto vetor no Brasil
Beneficiário:Ana Carolina Firmino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado