Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

SUJEITO POLÍTICO DRAMÁTICO: MUDANÇAS VIVENCIADAS POR UMA MILITANTE DO MST

Texto completo
Autor(es):
Leandro Amorim Rosa [1] ; Ana Paula Soares da Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 27, n. 1, p. 47-57, 2015-04-00.
Resumo

O artigo explora a dinâmica da relação entre os diferentes papéis de uma mulher no seu processo de envolvimento em um movimento social de luta pela terra e busca compreender os significados e sentidos que atribui a tal processo. A partir das contribuições da psicologia histórico-cultural, em articulação com conceitos gramscianos, a práxis política desta militante é discutida tendo como foco os processos de mudança em seu drama subjetivo. O corpus empírico foi construído por meio de duas entrevistas com a participante da pesquisa. Com base na análise do material, defendemos que a práxis política deve ser entendida como um processo em constante movimento e transformação, relacionado a múltiplos papéis e dimensões diversas: social e pessoal; objetiva e subjetiva; cognitiva e afetiva. Nessa perspectiva, drama subjetivo e política não apenas se relacionam, mas se interpenetram; o sujeito dramático passa a ser visto necessariamente como sujeito político. (AU)

Processo FAPESP: 11/04042-4 - Participação política: sentidos e significados atribuídos por membros do setor de educação de um assentamento rural
Beneficiário:Leandro Amorim Rosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado